plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Praça Waldemar Henrique está em situação de abandono

Com o mês das festas juninas se aproximando, a assistente administrativa Nise Santos, de 31 anos, lembra dos anos que frequentava a Praça Waldemar Henrique, bairro do Reduto, em Belém. “Era uma época boa. Vinha muito aqui para assistir as apresentações de

Com o mês das festas juninas se aproximando, a assistente administrativa Nise Santos, de 31 anos, lembra dos anos que frequentava a Praça Waldemar Henrique, bairro do Reduto, em Belém. “Era uma época boa. Vinha muito aqui para assistir as apresentações de quadrilhas juninas, a praça ficava lotada até tarde da noite. Era tudo muito bonito”, detalha. “Mas, infelizmente, hoje, eu sinto medo de passar por aqui. Não tem ninguém, só os moradores de rua”.

Sem a manutenção necessária do espaço, localizado entre a avenida Marechal Hermes e a rua Municipalidade, o palco de atrações culturais e de lazer, reinaugurado em 1999, hoje é retrato de abandono em pleno centro da capital, a poucos metros da Estação das Docas e do Ver-o-Peso, outros dois cartões-postais da cidade.

Local onde funcionava comércio e parada de ônibus virou um espaço vazio, devido a insegurança (Foto: Maycon Nunes/Diário do Pará)

Os monumentos que lembram a homenagem ao maestro paraense estão deteriorados, perdidos em meio à sujeira e à falta de utilização. Lixo, mato, pichações e insegurança também tomam conta do espaço que está sendo frequentado somente por moradores de rua. “A população mesmo não vem pra cá, não têm condições. Se ainda está um pouco movimentado é por causa da parada do ônibus, mas à noite, é até arriscado vir pra cá”, comenta Raimundo Moura, 52 anos, técnico em eletrônica.

ÔNIBUS

Durante a reportagem, o DIÁRIO percebeu que poucas pessoas transitavam pela praça e seguiam para o ponto de ônibus, que inclusive, recebe dezenas de linhas que vêm de toda a região metropolitana de Belém. Simone Silva, de 52 anos, trabalha desde 2000 vendendo bombons no ponto localizado na praça.

Ela também recorda que o evento mais recente ocorreu há 6 anos. “Uma praça tão bonita, que tinha apresentações de dança, de músicas e todo tipo de evento cultural está desse jeito: abandonada. Acabaram com o maestro, só a história mesmo”, reclama a ambulante. A triste realidade da Praça Waldemar Henrique é semelhante a de outras como Relógio, Dom Pedro II, Magalhães Barata, Floriano Peixoto, do Operário, que o DIÁRIO já divulgou em edições anteriores.

RESPOSTA

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretária Municipal de Urbanismo (Seurb), disse que já identificou as necessidades da Praça Waldemar Henrique para a reforma, que deve acontecer nos próximos meses. Sobre a limpeza, o órgão afirma que “a Praça faz parte do calendário de limpeza da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e vem recebendo serviço de varrição e roçagem do espaço que é feita de forma programada.

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias