plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
PARÁ

Extinção do ensino médio na Escola Bosque é tema de audiência

Nesta quinta-feira (16), será realizada uma audiência pública para discutir a extinção do ensino médio no Centro de Referência Ambiental - Escola Bosque “Professor Eidorfe Moreira” (Funbosque), localizada em Outeiro, distrito de Belém. Segundo a OAB ao D

Nesta quinta-feira (16), será realizada uma audiência pública para discutir a extinção do ensino médio no Centro de Referência Ambiental - Escola Bosque “Professor Eidorfe Moreira” (Funbosque), localizada em Outeiro, distrito de Belém.

Segundo a OAB ao DOL, a audiência foi motivada diante a "incerteza" em ter as vagas asseguradas para as turmas do ensino médio, mesmo após a Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e deferida pela Justiça.

"A incerteza permanece, uma vez que ainda houve o julgamento da ACP e a liminar está caçada pelo Tribunal de Justiça do Estado. Nesse cenário, a OAB-PA acabou sendo acionada e propôs a realização da audiência pública para, a partir do debate democrático, encontrar saídas para a demanda do ensino médio profissionalizante da comunidade do Outeiro e Ilhas", disse a OAB.

Policiais intimidam em reunião de pais sobre fim do ensino médio na Escola Bosque

Reunião discute nesta segunda (17) 'extinção do ensino médio' na Escola Bosque

O debate, que será realizado à tarde, é promovido pela Comissão de Direito à Educação da OAB-PA e vai contar com a presença de autoridades públicas, como a promotora de Justiça de Direitos Constitucionais do MPPA, o Sintepp e representantes dos Conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

DETERMINAÇÃO JUDICIAL

O tema da extinção do ensino médio na Escola Bosque ressurge cinco meses após a justiça ordenar que a Fundação garantisse 70 vagas para o 1º (primeiro) ano do Ensino Médio Integral. Na época, o Ministério Público do Estado apurou a denúncia de que a instituição de ensino não abriria matrículas para os Cursos de Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Pesca para ano de 2019 porque eles seriam extintos.

Ministério Público entra com ação para garantir Ensino Médio na Escola Bosque

Justiça manda Fundação garantir vagas de Ensino Médio na Escola Bosque

Foi denunciado também que a própria presidência da Funbosque teria alegado o encerramento dos referidos cursos, que estariam pautados em um parecer pelo próprio MPPA. Após a Ação Civil Pública (ACP) impetrada pelo Ministério Público, a Justiça deferiu o pedido e exigiu que a escola abrisse o quantitativo de vagas citados.

(Com informações da OAB)

Apesar do ajuizamento de ação civil pública pelo Ministério Público do Estado e deferimento de liminar que assegurou a matrícula de 70 alunos em 2019, a incerteza permanece, uma vez que ainda houve o julgamento da ACP e a liminar está caçada pelo Tribunal de Justiça do Estado. Nesse cenário, a OAB-PA acabou sendo acionada e propôs a realização da audiência pública para, a partir do debate democrático, encontrar saídas para a demanda do ensino médio profissionalizante da comunidade do Outeiro e Ilhas.Apesar do ajuizamento de ação civil pública pelo Ministério Público do Estado e deferimento de liminar que assegurou a matrícula de 70 alunos em 2019, a incerteza permanece, uma vez que ainda houve o julgamento da ACP e a liminar está caçada pelo Tribunal de Justiça do Estado. Nesse cenário, a OAB-PA acabou sendo acionada e propôs a realização da audiência pública para, a partir do debate democrático, encontrar saídas para a demanda do ensino médio profissionalizante da comunidade do Outeiro e Ilhas.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias