plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ

Associação Nacional de Jornais visita Grupo RBA

No ano em que a Associação Nacional de Jornais (ANJ) celebra 40 anos de existência, o presidente da instituição, Marcelo Rech, e o diretor executivo, Ricardo Pereira, estiveram em Belém e visitaram, na tarde de ontem, as instalações do Grupo RBA. Durante

No ano em que a Associação Nacional de Jornais (ANJ) celebra 40 anos de existência, o presidente da instituição, Marcelo Rech, e o diretor executivo, Ricardo Pereira, estiveram em Belém e visitaram, na tarde de ontem, as instalações do Grupo RBA. Durante conversa com o diretor-presidente da RBA, Jader Barbalho Filho, debateram sobre o relevante papel exercido pelos veículos de comunicação regionais na manutenção da democracia.

Marcelo Rech destacou que a visita à capital do Pará se deu após passagem pelos estados vizinhos do Amazonas e Maranhão. Para ele, a atuação que a imprensa regional exerce, por exemplo, nesses estados, tem uma contribuição muito relevante para o combate às “fake news” e para a própria defesa da democracia no país. “Aproveito essa visita para fazer uma ressalva muito importante, que é a defesa dos veículos, da imprensa e do jornalismo regional como elemento fundamental para a sociedade”, adiantou. “O enfraquecimento e o eventual desaparecimento da imprensa regional - o que já começa a acontecer em algumas partes do mundo -, deixa a sociedade à mercê da desinformação. Numa sociedade onde a desinformação se impõe, a democracia fica seriamente afetada”, completou.

LIBERDADE

Na defesa de uma comunicação feita por profissionais e veículos de comunicação essenciais, Marcelo lembrou que o foco da ANJ durante quatro décadas de história sempre esteve voltado para o resguardo da liberdade de imprensa. “A ANJ foi criada fundamentalmente para fazer a defesa da liberdade de imprensa e de expressão no Brasil e, nessas quatro décadas, tem feito um trabalho muito relevante na defesa do jornalismo e da comunicação profissional, no interesse da sociedade brasileira”.

Justamente por essa atuação, o diretor presidente do Grupo RBA, Jader Filho, apontou o reconhecimento da importância que a ANJ tem não apenas para os veículos de comunicação, como para toda a sociedade. “Estamos profundamente honrados com a visita dos diretores da ANJ. Pudemos discutir temas que destacam o quanto a informação de qualidade e uma imprensa livre são importantes para fortalecer ainda mais a nossa democracia”.

Jader Filho também destacou o papel da imprensa tradicional no combate às chamadas “fake news”. “Os veículos tradicionais de imprensa, com jornalistas qualificados, checam as informações e levam informação de qualidade à sociedade”, destacou Jader Filho. “Essa temática foi muito debatida durante a visita e nós, que fazemos os veículos da RBA, vamos continuar combatendo as fake news e levando aos telespectadores, leitores, ouvintes e internautas, um jornalismo de qualidade”, reforçou.

PRESENÇAS

Também participaram do bate-papo o gerente comercial do DIÁRIO, Nilton Lobato; o diretor de redação do DIÁRIO, Clayton Matos; o gerente de jornalismo da RBATV, Adil Bahia; e o editor executivo do DOL, Mauro Neto.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias