plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Criminalidade cai no Pará pelo quarto mês seguido este ano

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apresentou ontem o balanço mensal das estatísticas sobre a violência no Pará. Pelo quarto mês consecutivo, houve uma diminuição nos números da criminalidade em todo o território paraense.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apresentou ontem o balanço mensal das estatísticas sobre a violência no Pará. Pelo quarto mês consecutivo, houve uma diminuição nos números da criminalidade em todo o território paraense.

Para se ter ideia, o registro de homicídios no mês passado (abril) foi 38% menor que o total registrado em abril de 2018, quando 380 pessoas foram vítimas deste tipo de crime.

Em relação a roubos, os índices também apontam para um declínio de 30% ao longo dos quatro primeiros meses deste ano. Isto porque entre 1º de janeiro deste ano até o último dia 30, foram registrados 6.179 ocorrências de roubo, enquanto que no mesmo período do ano passado, 8.852 ocorrências foram registradas.

A Grande Belém ainda é a área de maior ocorrência de criminalidade, mas as ações das polícias e demais órgãos ligados à Segurança Pública foram intensificadas e o resultado tem sido positivo, conforme dados da Segup.

LEIA TAMBÉM: Pará tem abril menos violento desde 2010 com redução de crimes

Durante a coletiva, o secretário de Estado de Segurança Pública, Ualame Machado, ressaltou que, apesar dos números representarem uma notícia positiva aos paraenses, os trabalhos ainda serão melhorados. “Nenhuma morte violenta deve ser festejada e iremos trabalhar ainda mais para que elas não aconteçam”, pontuou ao citar os índices de homicídios.

Em abril de 2018, o Pará estava com uma média de 12,66 mortes por homicídio por dia. Em abril deste ano, a média foi de 7,9 homicídios por dia. “Os números mostram que este ano conseguimos preservar 141 vidas”, frisou Ualame Machado.

INVESTIGAÇÃO

Durante a entrevista coletiva, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, comentou sobre as denúncias de supostas irregularidades nas ações de PMs em dois casos de homicídios na capital paraense, nos últimos dias. Dilson frisou que a Corregedoria já abriu inquérito para apurar as denúncias. “É interesse também da Polícia que estes casos sejam esclarecidos”, afirmou o comandante.

Ainda sobre assuntos relacionados diretamente a PM, o titular da Segup também foi questionado sobre assassinato de 15 policiais militares este ano, no Pará. Ele respondeu que considera alto estes índices, mas pontuou que diversas ações estão sendo desenvolvidas para combater os casos de violência. “Os policiais foram mortos quando não estavam em serviço e nós estamos intensificando os cursos de aperfeiçoamento dos policiais para quando eles estiverem fora do horário de serviço”, disse Ualame Machado.

“Os projetos de moradia (habitacional) para policiais estão em andamento, assim como uma espécie de auxílio aluguel para que policiais que residem em áreas de risco possam se mudar”, lembrou o secretário de Segurança Pública.

Número de assaltos e roubos também reduziu em relação a 2018

O balanço da Segup também mostrou dados relacionados a registros de roubos. Nos quatro primeiros meses deste ano, foram 2.673 ocorrências a menos no Pará, uma redução de 30% em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro a abril de 2018, foram 8.852 registros e 6.179 este ano.

Os casos de assaltos nas ruas também apresentam uma redução de 30%, segundo a Segup. No mês passado, 5.161 transeuntes foram vítimas de roubo. Em abril de 2018, foram 7.405 ocorrências.

Já os dados de roubos a veículos apresentaram diminuição de 52%, 583 e 280 casos nos meses de abril dos anos de 2018 e 2019, respectivamente, o que resultou em 303 ocorrências a menos.

Os roubos a transportes coletivos tiveram redução de 67%. Nos meses de abril de 2018 e 2019, o Pará computou 115 e 38 ocorrências, respectivamente.

(Denilson D'Almeida/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias