plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ

Católicos celebram início da Semana Santa

A Arquidiocese de Belém inicia a programação da Semana Santa com a celebração da bênção e Procissão de Ramos, neste domingo (14). A saída da procissão está marcada para às 8h30, partindo da Igreja de Santo Alexandre para a Catedral

A Arquidiocese de Belém inicia a programação da Semana Santa com a celebração da bênção e Procissão de Ramos, neste domingo (14). A saída da procissão está marcada para às 8h30, partindo da Igreja de Santo Alexandre para a Catedral de Belém, contornando a Praça Frei Caetano Brandão.

A organização estima a participação de 1 mil fiéis que, tradicionalmente, acompanham o percurso segurando ramos. Ao chegar à Catedral, ocorrerá uma missa celebrada pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Todas as paróquias da Arquidiocese também celebrarão a procissão e a missa simultaneamente. Para os católicos, o Domingo de Ramos representa a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém antes de ser condenado à morte de cruz.

Ele chega montado em um jumento, como símbolo da humildade, reconhecido como “Aquele que vem em nome do Senhor”, conforme explicou o Cônego Roberto Cavalli, Cura da Sé. Ou seja, traduzindo esse dia para cada fiel que remonta esse momento, o sentido é mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus.

“Vamos começar a celebrar a paixão, morte, para celebrar a ressurreição de Cristo”, pontua o Cônego. “Ele foi aclamado com os ramos. Isso lembra que devemos renovar fé e o desejo de seguirmos a Jesus Cristo e louvá-lo sempre em nossa vida. As pessoas depois levam os ramos para suas casas para receber durante o ano as bênçãos”.

SEMANA

A programação segue ao longo da semana com várias celebrações. Na quarta-feira (17) ocorre a Procissão da Fuga do Senhor. Após a missa, marcada para às 19h, será feiro o traslado da Imagem do Senhor dos Passos, saindo da Catedral Metropolitana para a Basílica Santuário de Nazaré. Cerca de três mil pessoas são esperadas para participar da celebração. “Lembramos a ida de Jesus para ser crucificado. É o momento também no qual estamos próximos de celebrarmos a sua Paixão”, pontua Cavalli.

Na quinta-feira (18) ocorrem dois importantes momentos da celebração, sendo o primeiro a Missa da Crisma, realizada a partir das 8h, na Catedral de Belém, celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

De acordo com o Cônego, trata-se de uma missa da unidade e renovação das promessas sacerdotais. Mais tarde, às 18h, ocorre a Missa da Santa Ceia Lava Pés, também na Catedral. As celebrações prosseguem na sexta-feira Santa (19), com a Procissão do Encontro.

No sábado (20) será realizada a Vigília de Páscoa, na Catedral de Belém, que inicia a partir das 21h. E no domingo de Páscoa (21) haverá quatro missas ao longo dia, na Catedral, às 9h, 10h, 17h e 19h. Após a missa ocorre a Procissão de Jesus Ressuscitado, que simboliza um convite de Cristo.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias