plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Primeira imagem de buraco negro é registrada e UFPA acompanhou a transmissão

A primeira imagem de um buraco negro já captada foi divulgada na manhã desta quarta-feira (10), em um evento organizado pela Comissão Européia. As informações são do portal Últimas Noticias. O evento reuniu representantes do projeto “Event Horizon Telesc

A primeira imagem de um buraco negro já captada foi divulgada na manhã desta quarta-feira (10), em um evento organizado pela Comissão Européia. As informações são do portal Últimas Noticias.

O evento reuniu representantes do projeto “Event Horizon Telescope” (EHT), uma rede de radiotelescópios espalhados pelo planeta.

Em Belém, a transmissão foi acompanhada na Universidade Federal do Pará (UFPA).

O "Grupo de Gravitação da Amazônia", Grav@zon, assistindo a transmissão ao vivo feita hoje pela equipe do "Event Horizon Telescope " no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPA. (Foto: Gabriel Pacheco Ribeiro)

“Esse é um momento histórico. Acredita-se que no centro de cada galáxia ativa exista um buraco negro, um lugar onde até a luz é prisioneira. Isso é impressionante. A imagem mostrada hoje é a primeira imagem da vizinhança próxima de um buraco negro. Você deve estar se perguntando, mas como? Esta não é a imagem de dentro do buraco negro, mas sim do que está em torno dele, exibindo a sombra deste objeto astrofísico enigmático. É um buraco negro gigantesco, com massa equivalente a cerca de seis e meio bilhões de Sóis. É até difícil de imaginar”, disse o coordenador do programa de Pós-graduação em Física da UFPA, Luís Carlos Bassalo Crispino.

BURACOS NEGROS

Os buracos negros são aglomerados com uma enorme massa de matéria concentradas em um volume reduzido, o que leva à distorção do espaço-tempo. A teoria geral da relatividade de Einstein previa que a gravidade é resultado dessa curvatura e qualquer estrela ou fóton que passasse perto do buraco negro seria capturado pela gravidade. Daí veio o nome: um local no espaço que ‘engole’ tudo que passa, até a luz. A divulgação da imagem é considerada um marco na astrofísica.

No fim do ano passado, pesquisadores anunciaram a confirmação da teoria da relatividade ao estudar uma estrela orbitando um buraco negro. Mas essa é a primeira vez que se observa um buraco negro diretamente.

À agência France Presse, o astrofísico da Agência Espacial Europeia e cientista de projeto da missão Lisa, Para Paul McNamara, disse que a captação da imagem é uma “façanha técnica excepcional”.

O anúncio foi feito em entrevistas coletivas simultâneas.

(DOL Com informações do portal Últimas Noticias)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias