plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Pará teve mais chuvas em março

Antes mesmo de encerrar, o mês de março já registra a maior média de volume de chuvas deste ano. Até o momento, o índice pluviométrico da Região Metropolitana de Belém (RMB) somente neste período já está em 490 milímetros, sendo que a média normal para o

Antes mesmo de encerrar, o mês de março já registra a maior média de volume de chuvas deste ano. Até o momento, o índice pluviométrico da Região Metropolitana de Belém (RMB) somente neste período já está em 490 milímetros, sendo que a média normal para o mês era de 450 mm. No interior do Estado, onde pessoas chegaram a ficar desalojadas por conta de alagamentos e enchentes, o município de Paragominas é o que mais tem chovido, já tendo registrado um volume de 263 milímetros acima da média esperada para o mês. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com diretor do Inmet, José Raimundo Abreu de Sousa, o índice pluviométrico médio registrado em março em Paragominas já chega a 570 mm, quando a média normal para o mês é de 307 mm. Um grande volume de chuvas foi registrado também em janeiro e fevereiro deste ano. O maior registro de volume de chuvas em um espaço de tempo menor que 24h foi justamente o da tempestade que iniciou na noite do último dia 22 de março em Paragominas, quando o indicador atingiu 196 milímetros.

Em Paragominas, volume de chuvas quase dobrou, deixando muitas ruas completamente alagadas (Foto: Divulgação)

O município chegou a declarar situação de emergência, já que ruas da cidade ficaram debaixo d’água, atingindo aproximadamente mil casas e deixando 11 famílias desalojadas. Em meio à situação preocupante, José Raimundo aponta que não há previsão de novas tempestades para os próximos dias em Paragominas.

O diretor do Inmet destaca, ainda, que praticamente todo o Estado tem registrado chuvas com volumes bastante expressivos. Nos últimos dias foram registrados altos volumes em Salinas, Bragança Marudá, Santarém, São Domingos do Capim. “Todas essas regiões apresentaram volumes pluviométricos superiores a 100 mm num período de menos de 24h”, apontou. São Domingos do Capim é outro município que enfrenta situação de emergência por conta de alagamentos. A estimativa é de que cerca de 4 mil pessoas tenham sido afetadas após a chuva ocorrida no último dia 21 de março.

BELÉM

Especificamente no caso da Região Metropolitana de Belém (RMB) o diferencial deste ano tem ficado por conta da duração das chuvas. “O que tem se observado nesse mês de março e que se diferencia dos outros anos é a duração da chuva. As chuvas acontecem por vezes pela noite toda e a cobertura de nuvens está muito maior”, avaliou. Ontem (25), um dos pontos de alagamento foi na avenida Perimetral, em frente à Universidade Federal do Pará (UFPA).

Para a RMB a previsão é de melhora do tempo. “Na manhã de quarta-feira devemos ter chuvas de fraca intensidade e a partir de quinta-feira já tem um pouco de sol”, previu o diretor do Inmet. “O máximo que deve chover até o próximo dia 30 de março, em Belém, é 50 mm. Quer dizer que não há previsão de tempestade severa e sim chuva fraca”.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias