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PARÁ

Anuário do Pará é lançado em edição ampliada

Empresários, autoridades e políticos prestigiaram, na noite de ontem (25), o lançamento da 9ª edição do Anuário do Pará, produzido pelo DIÁRIO. O evento que ocorreu no Theatro Maria Silvia Nunes, na Estação das Docas, contou com a presença do governado

Empresários, autoridades e políticos prestigiaram, na noite de ontem (25), o lançamento da 9ª edição do Anuário do Pará, produzido pelo DIÁRIO. O evento que ocorreu no Theatro Maria Silvia Nunes, na Estação das Docas, contou com a presença do governador Helder Barbalho, que recebeu de primeira mão a edição do Anuário, entregue pelo diretor-presidente do jornal, Jader Filho. Durante o evento, Helder palestrou sobre as projeções e perspectivas da economia paraense.

O Anuário é uma publicação que reúne dados de todos os setores que movem os 144 municípios do Estado e que é atualizado anualmente, acompanhando também as mudanças que ocorrem nas regiões do Pará. Este ano, o Anuário possui 1.024 páginas de informação e traz como tema do projeto gráfico o Marajó, uma homenagem ao arquipélago formado por cerca de 2.500 ilhas, com aproximadamente 40 mil quilômetros quadrados, sendo a maior ilha flúvio-marítimo do mundo e ainda possui o maior rebanho de búfalo do Brasil.

(Foto: Maycon Nunes/Diário do Pará)

Há reportagem especial sobre o tema com todas as peculiaridades da região. “O anuário é a enciclopédia do Pará. É lá que estão todas as informações compiladas e revisadas por uma equipe qualificada. É um documento importante para quem quer conhecer o Pará, investir aqui e ter o poder de decisão de maneira mais apurada”, diz Jader Filho, diretor-presidente do DIÁRIO.

Segundo Jader, a ideia surgiu de uma necessidade de obter informação para reportagens de interesse da sociedade e, hoje, o Anuário se tornou uma fonte de dados. “A gente busca prestar um serviço para a sociedade como um todo, seja para o empresário, professores, alunos. Num estado como o nosso, com dimensões continentais, muitas vezes a gente não sabe o que se passa nos extremos. E o Anuário vem fazer essa aproximação, seja na sua economia, flora, fauna. Ele tem muita informação desse País chamado Pará”, reforça.

PESQUISA

Camilo Centeno, diretor geral do Grupo RBA, diz que o anuário, criado há 9 anos, se tornou “a maior fonte de informação que há no Estado”. E nesta edição, em especial, os 9 capítulos tiveram ampliação de dados, o que revela que no último ano, incluindo os três primeiros meses de 2019, os municípios dobraram em produtividade. “Esse anuário está ampliado. As informações sobre os municípios praticamente dobrou. Temos uma série de dados de diversos temas. É um trabalho consolidado que a gente vem desenvolvendo e que é sempre uma fonte importante de pesquisa e dados para aqueles que pretendem investir ou moram no Estado”, afirma.

Editora geral do Anuário, Emiliana Costa, explica que a produção do material é realizada por uma equipe de jornalistas que se dedica durante meses em pesquisar os aspectos dos municípios paraenses, como sobre política, economia, saúde, segurança, infraestrutura e outros segmentos.

Além das atualizações que há anualmente, o documento mostra a estrutura do governo com os parlamentares estaduais, federais e senadores que representam o Pará. “A informação do Anuário não é de outra fonte a não ser a fonte primária. Ela é checada e autentica. Como por exemplo, informação sobre saúde, vamos buscar o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde”, detalha.

(Foto: Maycon Nunes/Diário do Pará)

Perspectivas de negócios devem crescer nos próximos anos

O governador Helder Barbalho prestigiou o evento e destacou a importância do Anuário. “É uma ferramenta estratégica com qualidade para que os paraenses, o Brasil e o mundo, possam, no momento em que desejam informações do nosso Estado, ali recorrer e ter boa informação a respeito do Pará”, disse. Para o governador, o documento pode atrair e motivar novos investidores a partir da busca de informações sobre os municípios. “É uma fonte de conhecimento, busca e pesquisa que estará ajudando nosso Estado”, reforça.

Helder também apresentou à plateia, dados que apontam as projeções e perspectivas da economia do Estado. “Mostrar as oportunidades e desafios que o nosso Estado têm para a consolidação das suas vocações, como mineração, atividades do agronegócio, turismo e outras oportunidades que possui e que isto significa um importante ativo, ao mesmo tempo apresentar desafios que precisam ser solucionados para que essas vocações possam ser potencializadas”, acrescenta.

De acordo com Rubens Magno Júnior, superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA), 99% das empresas do Pará são micro e pequenas empresas que por vezes não possuem a mesma informação que as grandes empresas. Por isso, o material lançado ontem oferecerá consulta mais facilitada, contendo o histórico do que aconteceu na economia, nas áreas sociais e outras, que vai basear o empresário na tomada de decisão. O superintendente adiantou: os setores da alimentação fora do lar e vestuário foram os que m ais cresceram em 2018. “Não tenho dúvida em afirmar que eles continuarão crescendo, principalmente com todo o investimento que o Estado e o olhar que o nosso governador têm dado. Isso certamente trará resultado positivo para o mercado de maneira geral”, opina.

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

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