plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Detran orienta motoristas sobre qual o calçado adequado para dirigir

Os modelos scarpin, anabela, plataforma, salto alto, agulha... Não importa o formato, os sapatos são um dos itens da moda favoritos das mulheres, mas que pode se tornar um vilão na hora de dirigir.  Por isso, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (

Os modelos scarpin, anabela, plataforma, salto alto, agulha... Não importa o formato, os sapatos são um dos itens da moda favoritos das mulheres, mas que pode se tornar um vilão na hora de dirigir. Por isso, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN/PA) alerta as mulheres sobre a forma correta de conduzir os veículos com segurança.

Segundo dados do órgão, no ano de 2018, no Pará, ocorreram 4.787 casos de pessoas que foram autuadas por dirigirem com sapatos inadequados. O Art. 252 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) determina: dirigir usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais, é considerado infração média com penalidade de multa, no valor de R$130,16.

Viviana Vinhas, servidora pública, conta que devido a sua rotina corrida de trabalho, se acostumou a usar salto alto para dirigir. “Como nunca aconteceu nenhum acidente, eu me sinto segura de dirigir com salto, pois na época que eu tirei carteira já trabalhava e usava salto, acabei me adaptando a dirigir assim e nunca tirei”. Ela conta também que o salto já ficou preso no carpete do carro, trazendo riscos de acidentes. “Não chegou a tanto, ele engatou no carpete um pouquinho, mas rápido eu puxei o pé e não aconteceu nada”, explica.

Valter Aragão, coordenador de planejamento da Autarquia, explica qual o calçado certo para dirigir: “O condutor tem que usar um calçado que não fique solto nos pés. Por exemplo, as sandálias de dedo, os saltos altos que não dão uma base fixa e podem prender no carpete. Outra possibilidade é dirigir descalço, já que, sem o calçado a pessoa não haverá nenhum tipo de dificuldade ao manusear o freio, a embreagem e o acelerador”, explica.

A universitária Isabela Viana, conta que sente mais segurança ao dirigir descalça. “Eu me sinto mais segura, tenho receio de usar um calçado que escorregue e pra evitar qualquer situação de risco, entro no carro e já vou tirando o sapato. Sinto mais confiança pra acelerar e principalmente frear”, contou.

(Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias