plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PARÁ

Estudantes interditam avenida Almirante Barroso em protesto

Estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Amazonas Pedroso protestaram na manhã desta terça-feira (19), na avenida Almirante Barroso, em Belém. Uma parte do trânsito ficou parcialmente interrompido na via. A escola, que possui 36 s

Estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Amazonas Pedroso protestaram na manhã desta terça-feira (19), na avenida Almirante Barroso, em Belém. Uma parte do trânsito ficou parcialmente interrompido na via.

A escola, que possui 36 salas de aula e cerca de 2.500 alunos, vem acumulando problemas de goteiras, alagamentos, calor, esgoto e deterioração em geral do prédio.

Segundo eles, a escola chegou a passar por pequena reforma no ano passado, mas não foi o suficiente para resolver os problemas, o que já havia causado outros protestos.

De acordo com policiais militares da área, cerca de 100 alunos ocuparam uma faixa da avenida, caminhando em direção à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para pedir melhorias no prédio da escola.

Ainda segundo a PM, apesar do protesto, o trânsito fluiu na avenida.

MELHORIAS

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que uma comissão de professores e alunos foi recebida durante a manhã pela secretária-adjunta de ensino Ana Paula Renato. Após relatar os problemas estruturais pelos quais estão passando na unidade, a comissão foi informada que a escola já está no cronograma de obras da Seduc para este ano e a escola que deve passar por obra física completa a partir do próximo mês de junho. A secretária explicou que desta vez não poderão ser feitos apenas reparos pontuais devido ao grau de comprometimento físico do prédio.

Segundo a Seduc, a unidade precisará receber obra completa, desde à parte hidrossanitária até a troca dos pilares. A licitação está em andamento com previsão para ser concluída em até 90 dias. A obra deve ser concluída somente em agosto deste ano. Até lá, os alunos ficarão na escola.

A Seduc, no entanto, se comprometeu a fazer ainda esta semana, a troca de lâmpadas, o conserto de tomadas e a limpeza das centrais de ar. A secretaria também providenciou a antecipação da merenda escolar para a tarde de hoje e a fazer um levantamento sobre a reposição de professores de disciplinas que não estão sendo ministradas.

A Seduc reforçou a necessidade de a escola regularizar o seu Conselho, já que a inadimplência do mesmo junto à Receita Federal fez com que o Pedroso perdesse, em 2018, quase R$ 1 milhão do Governo Federal. O recurso repassado anualmente para as escolas de todo o Brasil que estão com os seus conselhos regulares pode ser usado para serviços emergenciais, estruturais e pedagógicos.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias