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PARÁ

Obras na BR-316 serão entregues em julho de 2020

A ”nova BR-316” será entregue para a população em julho de 2020, após 19 meses de obras. Foi o que garantiu ontem o governador do Estado Helder Barbalho a uma comitiva de representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), que encerra h

A ”nova BR-316” será entregue para a população em julho de 2020, após 19 meses de obras. Foi o que garantiu ontem o governador do Estado Helder Barbalho a uma comitiva de representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), que encerra hoje uma agenda de visitas à capital para acompanhar de perto o andamento dos trabalhos. Esta é a segunda visita da Jica, financiadora das obras de requalificação da BR-316 junto com o Governo do Estado, desde o início dos trabalhos, em janeiro passado.

Eduardo Ribeiro, diretor-geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) destacou que o projeto, que custará R$ 384,6 milhões, implementa o sistema troncal de ônibus que vai ordenar o transporte coletivo dos municípios da região metropolitana. “Isso vai gerar um encurtamento do tempo de viagem e com maior segurança, que vai se refletir na qualidade de vida da população como um todo. Na área ambiental, o grande ganho será a redução do tráfego de veículos na BR-316”.

Ribeiro ressaltou que o governador tem cobrado da equipe de trabalho a inflexibilidade do cronograma e informou que o último desembolso para a obra será em dezembro de 2020. “Para isso é necessário que a obra esteja concluída 4 meses antes, ou seja, em julho do ano que vem. Nossa meta é abrir novas frentes de obra assim que o tempo melhore para cumprir os prazos, o que foi comprovado pelos representantes da Jica”.

O diretor destacou que é fundamental que o sistema esteja operacional assim que os trabalhos forem finalizados, integrando-o ao sistema municipal de transporte. A contrapartida do Estado no projeto alcança R$ 90 milhões.

Jica

Hiroshi Sato, representante-chefe da Jica no Brasil, informou ontem à noite, após uma longa audiência com o governador, que ficou muito contente por ter efetivamente comprovado o início e o progresso das obras. “Esperamos que em meados do próximo ano a obra seja efetivamente concluída. Estamos acompanhando junto ao Governo do Estado todo o corpo operacional do serviço”, disse. Além de Sato estiveram em Belém Eri Taniguchi, da coordenação de projetos; e Kashiwagi Shohei, da Divisão da América do Sul do Departamento da América Latina e Caribe.

Além de reunir com o governador, os representantes da Jica visitaram as obras, participaram de reuniões técnicas com a diretoria do NGTM e com as empresas que realizam as obras, entre elas a Terraplena e a Odebrecht.

A Jica é uma empresa governamental independente que financia projetos em países em desenvolvimento do mundo inteiro. Neste caso, 78% dos recursos para as obras de requalificação da BR-316 serão aplicadas pela agência japonesa.

Além da requalificação da BR-316 a Jica deve desenvolver outras parcerias público-privadas através de empresas privadas japonesas com o Pará, para aquisição de equipamentos médicos japoneses numa parceria com a Secretaria de Estado de Saúde.

TRABALHO

- De Belém a Marituba, serão implantadas 3 faixas de veículos nos dois sentidos, além de pista exclusiva para o BRT. Ciclovias, áreas para circulação de pedestres com rampas de acessibilidade e paisagismo também fazem parte do projeto. Com as obras, cerca de 11 quilômetros serão revitalizados.

- Também serão instaladas 26 estações de passageiros, em ambos os sentidos, e 13 passarelas de pedestres ao longo do canteiro central.

- Estão previstos ainda dois terminais do BRT Metropolitano e quatro túneis de acesso subterrâneo a eles.

- Outra implementação será o viaduto de Ananindeua, que permitirá a ligação dos conjuntos Júlia Seffer e Aurá à Cidade Nova.

(Luiz Flávio/Diário do Pará)

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