plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PARÁ

Pesquisadora da BBC Londres faz conferência e workshop inéditos em Belém

Na próxima sexta-feira (15), a Universidade Federal do Pará (UFPA) recebe a pesquisadora Vinoba Vinayagamoorthy, do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da British Broadcasting Corporation (BBC) de Londres (Inglaterra) para ministrar a conferência “

Na próxima sexta-feira (15), a Universidade Federal do Pará (UFPA) recebe a pesquisadora Vinoba Vinayagamoorthy, do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da British Broadcasting Corporation (BBC) de Londres (Inglaterra) para ministrar a conferência “Habilitando Interações Mais Ricas: fornecendo experiências em multi-dispositivos conectados e sincronizados”.

A programação é gratuita, aberta ao público e ocorrerá no Auditório da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC), em inglês, com tradução simultânea. Haverá também transmissão ao vivo clicando aqui.

Vinoba abordará como as experiências da BBC, emissora pública de televisão que atende a uma ampla variedade de públicos, tem conseguido personalizar os seus conteúdos para os telespectadores, fornecendo experiências exclusivas para cada tipo de público e disponibilizando conteúdos quando e onde as pessoas quiserem.

Serão discutidas ideias para o futuro da TV, vídeo conectado e formas emergentes de experienciar conteúdo, a partir de experiências já realizadas na BBC para lidar com as características demográficas do Reino Unido.

Além da conferência, pela tarde, de 15h às 18h, a pesquisadora irá ministrar o workshop "Gerando ideias para o futuro da TV" (Generating ideas for the future of TV), em inglês, sem tradução simultânea. O local do workshop ocorrerá na sala Una da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit) da UFPA. Haverá certificação com carga horária de três horas para os participantes.

As atividades com Vinoba Vinayagamoorthy faz parte da Jornada de Cooperação Internacional da UFPA, iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da UFPA, realizada com apoio do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2).

PERFIL

Vinoba Vinayagamoorthy é engenheira, com doutorado em Ciência da Computação pela University College London (UCL). Sua área de atuação é a pesquisa e o desenvolvimento de experiências sincronizadas em telas complementares. Tal atuação envolve a elaboração de protótipos para experiências de exibição de conteúdo e também estudos exploratórios sobre como os diferentes públicos podem reagir a esses conteúdos.

A pesquisadora está em Belém também para uma agenda de pesquisa, junto ao Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Ppgcimes), integrante do projeto “Matriz comparativa de pesquisas qualitativas com usuários de tecnologias digitais”, fomentado pelo Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

OUTRAS PROGRAMAÇÕES

Também pela tarde, de 15h às 18h, haverá o workshop "Abordagens de Ideação para Novas Tecnologias" (Ideation Approaches for Novel Technologies), ministrado pelo prof. Dr. David Geerts (KU Leuven, Bélgica), que estará pela segunda vez em Belém, por meio do projeto de pesquisa “Matriz comparativa de pesquisas qualitativas com usuários de tecnologias digitais” (PGCI-CAPES), coordenado por docente do PPGCIMES.

A atividade ocorrerá na Sala Uriboca da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT) da UFPA. Na oficina, será feita a apresentação de técnicas de ideação que podem ser usadas em sessões de co-design para criar aplicativos ou recursos para novas tecnologias. Serão dados exemplos de projetos como: uma plataforma para mobilidade multimodal, novas experiências de televisão e vídeo, e tecnologia háptica. Os participantes poderão criar, no workshop, sua própria folha/conceito de ideação para uma tecnologia ou aplicativo de sua escolha, de forma a aprender como aplicar isso em seus próprios projetos de pesquisa.

Em ambas as atividades, há apenas 25 vagas. As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias