plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
PARÁ

Marabá: nível do rio sobe e autoridades se preparam para cheia

O nível do rio Tocantins continua a subir em Marabá, no sudeste paraense, deixando a comunidade e as autoridades em alerta. Na manhã desta sexta-feira (8), o nível chegou a 8,59 com previsão de encher mais por conta das chuvas previstas para este final de

O nível do rio Tocantins continua a subir em Marabá, no sudeste paraense, deixando a comunidade e as autoridades em alerta. Na manhã desta sexta-feira (8), o nível chegou a 8,59 com previsão de encher mais por conta das chuvas previstas para este final de semana. Os dados foram confirmados pelo Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, da Superintendência de Gestão de Ativos de Produção da Geração da Eletronorte, órgão que monitora o comportamento do rio por conta da hidrelétrica de Tucuruí.

O nível de alerta é de 10 metros, conforme determina a Lei 12.608 de 12 de abril de 2012. A maior cheia já registrada em Marabá foi em 1980, quando o nível do rio chegou a 17,42 metros. No ano passado o nível do rio Tocantins chegou a 11,99 metros acima do nível normal, quando 3.223 famílias precisaram ser atendidas pela Defesa Civil e receberam assistência humanitária, transporte e abrigos.

Em Marabá, o primeiro local que começou a ser afetado pela cheia é a Vila Canaã, localizada pela Marabá Pioneira. Há mais de seis anos morando às margens do rio, o pescador Antônio Divino da Silva acordou nesta quinta-feira (7), com a casa alagada. Ele afirma que a situação é complicada e que precisa de um abrigo. “Nós estamos nessa querendo um abrigo, porque nós não temos. A casa encheu e nós não temos para onde ir”, conta.

De acordo com Jairo Milhomem, coordenador da Defesa Civil Municipal, o mês de março é um período muito chuvoso na região, sendo que as enchentes em Marabá acontecem sempre em meados de janeiro até março e depois as águas vão baixando. Ele afirma ainda já apareceram algumas famílias, dizendo que a água está próxima ou dentro das casas, mas são as casas que estão dentro do rio. “Tem umas duas casas que a água estava dentro, porque o morador estava mesmo na margem do rio. Isso é uma situação complicada e tem que ser resolvida futuramente através do Ministério Público”, ponderou.

ABRIGOS

Sobre os abrigos para as famílias atingidas, Jairo Milhomem explica que o Plano de Contingência está em ação e quatro abrigos: o da Feirinha, na entrada da Marabá Pioneira; Obra Kolping, no Novo Horizonte, Associação do Amapá, no Núcleo Cidade Nova e do Posto Montana, na Nova Marabá, já estão sendo limpos para receberem as primeiras famílias.

“Estamos trabalhando em cima do transporte para fazer a retirada e a gente vai avançando conforme o nível do rio” informou o coordenador da Defesa Civil em Marabá, complementando que pode ser que a água baixe rápido ou também venha a aumentar.

PARA ENTENDER

- A maior cheia já registrada em Marabá foi em 1980, quando o nível do rio chegou a 17,42 metros.

- Em 2018 o nível do rio Tocantins chegou a 11,99 metros acima do nível normal, quando 3.223 famílias precisaram ser atendidas pela Defesa Civil

- Na manhã desta sexta-feira (8), o nível do rio Tocantins chegou a 8,59 com previsão de encher mais por conta das chuvas previstas para este final de semana

(Com informações da sucursal de Marabá)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias