plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Operação aponta redução de 30% nos índices de criminalidade no Carnaval

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apresentou, nesta sexta (8), um balanço das ocorrências registradas durante o carnaval 2019. Os números apontaram uma redução nos índices de criminalidade em torno de 30% em relação ao período fest

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apresentou, nesta sexta (8), um balanço das ocorrências registradas durante o carnaval 2019. Os números apontaram uma redução nos índices de criminalidade em torno de 30% em relação ao período festivo de 2018. O saldo positivo é um reflexo da Operação Carnaval Seguro, uma força tarefa das instituições que compõe o sistema de segurança pública, que contou com um aparato de 1.500 agentes espalhados pelo Estado no intuito de proporcionar aos foliões e turistas uma diversão segura.

Entre os principais índices apontados podem ser destacados os homicídios, que tiveram uma redução de 26% dos casos, com 73 em 2018 e 54 neste ano; o crime de latrocínio, que teve 90% de queda, tendo 10 casos em 2018 e apenas um em 2019; nos roubos, com diminuição de 59% dos casos, 1.815 ocorrências registradas ano passado e 742 no último carnaval; e o crime de estupro, em que detectada a redução em 17%, com 32 casos contra 49 no ano anterior.


O secretário da Segup, Ualame Machado, enfatizou o sucesso da operação, que esteve em 50 localidades do estado entre os dias 01 e 06 de março, e disse que lamenta que ainda hajam mortes ou registros de outros crimes, porém, a redução nas estatísticas demonstram que a gestão está no caminho certo.

“Podemos notar que não houve nenhuma morte neste período com relação direta ao carnaval, que mostra que o planejamento foi feito de forma correta, e que as instituições que compõe o sistema de segurança participaram e se empenharam em fiscalizar e operar em todo o Pará. A população certamente percebeu essa diferença”, afirmou.

Os órgãos responsáveis pelas ações no período de carnaval destacaram o esforço dos agentes e o planejamento feito para que o resultado fosse o esperado. O coronel Dilson Júnior, comandante da Polícia Militar, avaliou positivamente o resultado da operação, principalmente no que diz respeito ao trabalho nas estradas.

“Não houve nenhuma ocorrência de assalto nas BRs e PAs no estado, tanto na ida quanto na volta do feriado. O único número que teve um aumento em relação ao último carnaval foi referente às apreensões por tráfico de drogas, que podem ser analisadas de forma positiva, devido ao aumento do nosso contingente, que pôde mapear e identificar mais situações”, destacou.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará também teve um papel fundamental no trabalho do período carnavalesco, com mais de 570 agentes atuando em três frentes na operação: na proteção às estradas, aos balneários e praias, e no corredor da folia.

“Destaque para os oito salvamentos em praias e balneários, evitando óbitos, e diminuição em 50% no número de crianças perdidas, muito em função das orientações e advertências realizadas pelos agentes. Em conjunto com os órgãos de segurança, avaliamos também positivamente os resultados”, explicou o coronel Reginaldo Pinheiro.

Diminuição da violência
Os dados que apontam a redução da criminalidade no período do carnaval em 2019 não representam números isolados. No período de 1º de janeiro até 6 de março, houve uma redução significativa de homicídios, latrocínios e roubos em todo o estado.

No ano anterior, foram registrados 730 homicídios, 38 latrocínios e 22.128 roubos. Em 2019, os números foram reduzidos para, 529, 29 e 15.003, respectivamente, o que comprova a ação incessante do Governo no combate à violência pública.

Números

Abordagens realizadas

Pessoas: 11.205

Carros: 2.640

Motos: 3.331

Outros Veículos: 1.032

Ônibus: 208

Prisões Efetuadas

Adultos presos: 303

Foragidos recapturados: 29

Cumprimento de mandados de prisão: 34

Apreensão de menor de idade: 76

Ações do Corpo de Bombeiros Militar

Resgates: 15

Busca/Salvamento: 8

Vistorias: 23

Combate a incêndio: 1

Apreensões e fiscalizações

Arma de fogo: 36

Munição: 143

Arma branca: 52

Simulacro: 21

Entorpecentes: 2.171 gramas

Veículos recuperados: 42

Bares fiscalizados: 465

Estabelecimentos fechados: 48

Carros apreendidos: 71

Motos apreendidas: 115

Outros veículos apreendidos: 22

(Com infromações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias