plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Carnaval: 'Apesar dos seus noventa, vovô parece que só tem quarenta'

Considerada uma das maiores e tradicionais festas no Brasil, o Carnaval movimenta a economia no país e, principalmente, os “esqueletos” dos brincantes. De crianças aos jovens, essa horda de foliões insaciáveis por muita bagunça é formada também pelos idos

Considerada uma das maiores e tradicionais festas no Brasil, o Carnaval movimenta a economia no país e, principalmente, os “esqueletos” dos brincantes. De crianças aos jovens, essa horda de foliões insaciáveis por muita bagunça é formada também pelos idosos. Não é à toa que são chamados de “melhor idade”.

Dos bailes de máscaras aos gritos de Carnaval, essa turma é presença confirmada em todos os tipos de festas. “A alegria não tem idade. A ideia do ‘idoso frágil’ precisa ser mudada. Eles são bem mais fortes porque trazem na bagagem uma experiência incrível de vida”, afirma Natasha Vilanova, médica clínica geral da Hapvida.

JOVENS DE ALMA

Walveni Ferreira quebra qualquer tipo de padrão. Aos 72 anos, a aposentada deixa os filhos encaminhados para iniciar um novo rumo em sua vida.

"Eu gosto de festa, do São João ao Carnaval" - Walveni Ferreira, 74 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

Dona de uma “vidinha de balada”, ela não perde nenhuma festa, principalmente, quando se trata da própria família. “Eu gosto de festa, do São João ao Carnaval. Quando tem bloquinho de rua, eu vou dançando no meio do povo. Independentemente de conhecer ou não o bloco, sempre fui assim”, diz orgulhosa.

Enquanto isso, Ariosvaldo cai na folia com sua esposa, Maria da Assunção. Os dois estão juntos há quase 50 anos. Uma parceria tão duradoura que vale ouro. “Eu a conheci em uma festa próximo à casa dela, observava as meninas dançando até que vi uma morena dos cabelos grandes [era ela!]”, relembra.

Foi na troca de olhares e depois de muito criar coragem que Ari a chamou para dançar, mas tudo sob a supervisão da futura sogra. “Ela [minha esposa] é uma ótima companhia. Até hoje viramos as noites nas festas”, diz.

Ari e a esposa, Maria da assunção, estão prestes a completar bodas de ouro (Foto: Arquivo Pessoal)

CUIDADOS NA CURTIÇÃO

A questão é que ninguém é de ferro. É preciso reconhecer que a idade, involuntariamente, chega para todos. Problemas de saúde e de difícil mobilidade surgem e ser cauteloso é essencial, ainda mais quando se vai para um lugar mais agitado, como os Blocos de Carnaval. “Os exageros devem ser evitados, principalmente quando falamos de bebidas alcoólicas. A metabolização do álcool se torna mais lenta, por isso a quantidade deve ser menor”, avalia Vilanova.

A médica Natasha Vilanova defende a necessidade de desmistificar a ideia do "idoso frágil" (Foto: Reprodução)

Sabe o que Ari e Walveni têm em comum? Eles reconhecem quando é hora de “dar uma folga” para o corpo - ou quase sempre. “Não somos velhos, no nosso interior somos crianças, mas eu digo pra ela [esposa]: ‘minha filha, nós não podemos adoecer, até porque nem planos de saúde temos’”, diz Ari, que está aposentado, mas não fica parado e trabalha como garçom nas noites agitadas de Belém.

Também conhecida como "Dona Neguinha", Walveni não perde a oportunidade de aproveitar as festas com amigos e família (Foto: Arquivo Pessoal)

Por outro lado, dona Walveni teve uma pequena fraquejada nas últimas semanas por conta de uma dor no joelho. No dia da entrevista, ela contou que já está se tratando, mas tem dias que anda bem e em outros, não. “Posso ter ficado assim de tanto dançar, mas não é nada grave. De hoje pra março eu vejo se consigo pular Carnaval”, garantiu a moradora do bairro de Canudos, que, naturalmente, é adepta de uma dieta livre de comidas gordurosas. “Não como qualquer coisa porque eu acho que quando se tem uma certa idade a gente tem que se prevenir”, pondera.

Para Vilanova, pessoas como Ari e Walveni são exemplos de carros-chefe da “melhor idade” e os tipos de pessoas que inspiram outras a melhorar a qualidade de vida.

"Tenho 71 anos muito bem vividos e quero chegar aos 100!", diz Ari Osvaldo; na foto acima, está acompanhado das filhas (Foto: Arquivo Pessoal)

“Na minha experiência, tenho o privilégio de atender vários idosos com disposição de Super Homem e Mulher Maravilha, exemplos de uma saúde nota 10. Assim como aqueles que me procuram para melhorar a qualidade de vida, pois viram exemplos de amigos da mesma idade aproveitando a vida de uma forma saudável”, diz Vilanova, que dá as dicas: “Aos amantes e experientes do Carnaval, não esqueçam de estarem hidratados e terem feito uma alimentação equilibrada antes de entrar no bloco; usem roupas leves, confortáveis e exagerem no brilho!”

AÇÕES NA CAPITAL

Ser cuidadoso e adotar determinadas práticas de segurança nunca é demais, principalmente ao saber que, daqui a trinta anos, o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo, estando somente o Pará com mais de 600 mil.

Em Belém, existe o Centro de Convivência Zoé Gueiros, localizado no bairro do Tapanã, para atendimento a terceira idade. O centro atende cerca de 600 idosos residentes no município de Belém, que são encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A unidade oferece as seguintes atividades: Grupos de convivência (espaços de reflexão e discussão para a garantia da cidadania do idoso), hidroginástica, alongamento, dança livre, dança rítmica, dança circular, recreação, coral, seresta e recreação externa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), além do Centro são realizadas também ações de saúde para o paciente da terceira idade.

Veja abaixo:

  • - Ações integradas na atenção básica (NUPS, DEAS e DEVS) para fortalecer as estruturas de prevenção das DCNT’s (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), através de atividades físicas, lúdicas e educativas com o apoio do Nasf (Núcleo Atenção à Saúde da Família).
  • - Construção de espaço físico multiuso para ações de promoção e prevenção da saúde da pessoa idosa.
  • - Evento alusivo à “Semana Municipal do Idoso” com programação diversificada, em Belém e Mosqueiro, (apresentações culturais, caminhada, exposição de artesanato, serviços de vacinação e outros).
  • - Promoção de ações integradas com a Atenção Básica e NUPS com o objetivo de fortalecer as estruturas de prevenção das DCNT.
  • - Projeto Saúde Bucal para Pessoa Idosa.
  • - Projeto Prevenção de Quedas para a Pessoa Idosa.
  • - Projeto Prevenção de Violência Contra a Pessoa Idosa.
  • - Roda de Conversa para a captação de mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos para exames de mamografia.
  • - Roda de conversa para idosos usuários sobre a Política de Saúde da Pessoa Idosa.
  • - Capacitação e qualificação sobre a política de saúde da pessoa idosa para profissionais da Sesma.
  • - Distribuição de material educativo para informação e divulgação da saúde do idoso (estatuto do idoso, folders, cartazes, banners, adesivos).
  • - Encontro em alusão ao dia de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.

PROGRAME-SE!

Dia 21 de fevereiro (quinta-feira) será realizado o Carnaval do Idoso no Marine Clube. A entrada é gratuita e a programação é voltada aos idosos atendidos no programa saúde do idoso ou por alguma unidade municipal de saúde.

Na edição realizada ano passado, cerca de quatro mil brincantes (em sua maioria da “melhor idade”) registraram presença. Assim como no último, a programação contempla com várias brincadeiras, atrações e, principalmente, a escolha da rainha do carnaval.

--

Texto: Fernanda Palheta

Edição: Fabiana Batista

Arte: Demax Silva

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias