plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Ministério Público cobra da Prefeitura melhorias em posto de Mosqueiro

O Ministério Público do Pará (MPPA), por meio da 3ª promotora de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais e dos Direitos Humanos, Suely Regina Ferreira Catete, ingressou ontem com uma Ação Civil Pública contra o município de Belém, em defesa do di

O Ministério Público do Pará (MPPA), por meio da 3ª promotora de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais e dos Direitos Humanos, Suely Regina Ferreira Catete, ingressou ontem com uma Ação Civil Pública contra o município de Belém, em defesa do direito a assistência à saúde da comunidade da ilha de Mosqueiro que necessita de atendimento adequado na Estratégia Saúde da Família (ESF) Maracajá.

Vistorias realizadas por técnicos do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (GATI), no dia 9 de julho de 2018, constataram que o local encontra-se cheio de mofo, fungos e infiltrações, que podem comprometer ainda mais a saúde dos pacientes que procuram atendimento.

As infiltrações foram identificadas nos consultórios odontológico, oftalmológico, médico, sala de curativo e almoxarifado, “Esse é um problema crônico construtivo da unidade, que deverá ser solucionado emergencialmente”, alerta a promotora Suely Catete, autora da Ação.

Segundo a análise técnica, o acúmulo de mofo e bactérias pode causar riscos à saúde de servidores e pacientes. As inadequações comprometem a salubridade inerente a estabelecimentos de saúde.

AÇÃO CIVIL PÚBLICA

Na Ação Civil Pública de Obrigação de Fazer, com pedido de tutela antecipada, o MPPA requer à Justiça a concessão de liminar, após audiência prévia do município, no prazo de 72 horas, determinando a realização de obras para remoção e tratamento dos pontos de infiltração e mofo existentes nos espaços da ESF Maracajá, de forma a proporcionar um ambiente adequado ao bom funcionamento dos serviços de saúde ofertados.

No mérito do processo o MPPA pede que o município de Belém seja condenado a efetivar a prestação regular da Política Nacional de Atenção Básica, atentando para as condições físicoestruturais, de funcionamento e qualidade dos serviços prestados na Estratégia Saúde
da Família Maracajá.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias