plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Construções próximas a rede elétrica trazem perigo

De acordo com a Celpa, somente em 2018, foram registradas, pela concessionária, 14 ocorrências de acidentes na rede elétrica em todo o estado do Pará, sendo que 10 foram fatais. Esses acidentes geralmente estão relacionados ao descumprimento de normas de

De acordo com a Celpa, somente em 2018, foram registradas, pela concessionária, 14 ocorrências de acidentes na rede elétrica em todo o estado do Pará, sendo que 10 foram fatais.

Esses acidentes geralmente estão relacionados ao descumprimento de normas de segurança na construção civil, ao manuseio da rede elétrica por pessoas não habilitadas, ao furto de energia, entre outros fatores.

Para as construções civis existem alguns parâmetros que precisam ser cumpridos rigorosamente para garantir a segurança. O ideal é que as edificações mantenham uma distância de, no mínimo, 1,7 metro da fiação elétrica. Nos casos em que o imóvel possua dois pavimentos, com sacada, essa distância deverá ser de 3,0 metros. Já as placas de publicidade, onde periodicamente trabalhadores fazem ações, a distância da rede deverá ser também de 1,7 metros, no mínimo.

O risco de acidente nesses casos é grande, já que por um descuido a pessoa que está trabalhando também pode encostar algum material metálico na rede e ainda existe o choque por aproximação.

O executivo da área de segurança da Celpa, Alex Fernandes, alerta que antes de se fazer qualquer construção, a pessoa responsável sempre deve verificar a localização da rede de distribuição de eletricidade e manter a distância. “Tomando todos esses cuidados podemos minimizar consideravelmente os números de acidentes provocados pela falta de atenção com a rede elétrica”, garante. “E reforçamos que somente profissionais habilitados podem fazer procedimentos na fiação”.

ORIENTAÇÃO

- Evitar qualquer tipo de serviço próximo à rede elétrica. Lembrando que dependendo do nível de tensão, não é necessário tocar a rede para levar descarga.
- Sempre contrate um eletricista para realizar consertos nas instalações elétricas internas de sua residência.
- Faça uma revisão na rede elétrica a cada cinco anos;
- Não utilize benjamins e extensões improvisadas. Isso provoca sobrecarga e problemas nas instalações elétricas. Prefira extensão em paralelo.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias