RELIGIÃO

Fiéis homenageiam Nossa Senhora de Lourdes

POSTADO EM: Segunda-Feira, 11/02/2019, 08:11:59
ATUALIZADO EM: 11/02/2019, 08:12:51

zoom_out_map
Antônio Melo

O Dia de Nossa Senhora de Lourdes, conhecida como a “protetora dos enfermos” será celebrado hoje pelos devotos da santa. Na Capela de Nossa Senhora de Lourdes, na avenida Governador José Malcher, em Belém, a programação contará com missas, momento de unção dos enfermos e idosos e com a procissão luminosa. 

Este ano, a celebração tem como tema: “Na tua presença, ó Mãe, alegres cuidados da Amazônia, impulsionados pelo amor de Jesus”. De acordo com o capelão da Capela Nossa Senhora de Lourdes, padre José Carlos Ferreira de Oliveira, o tema transmite uma mensagem de reflexão da importância da Amazônia não somente para os que habitam nela, mas para todo o mundo.

“Buscamos resgatar essa história de todo esse processo ecológico, desse cuidado com a natureza, com as pessoas, com os povos indígenas, povos desconhecidos. Sobre a importância da preservação com pequenas atitudes, como limpeza de rua, lixo selecionado, não jogar esgoto nas águas dos rios”, pondera.

O tema também perpassa pela religiosidade, por fazer referência à integração do homem com a criação divina. “Faz um resgate pela vida, da economia alternativa que surge com povos ribeirinhos e a própria religiosidade. Isso tem de ser repensado com visão mais holística da fé. Olhamos para o amor de Jesus que integra toda criação e para a Amazônia e o que tudo nela existe”, reforça.

FUNDAÇÃO

Neste dia, a Capela de Nossa Senhora de Lourdes também completa seus 102 anos de fundação. Entre os pontos altos da programação, haverá a unção dos enfermos e idosos na missa das 9h. E na missa das 18h30 será promovido o momento da coroação de Nossa Senhora com as crianças. Após esse momento, os fiéis saíram em procissão carregando velas.

(Luiz Guilherme Ramos/Diário do Pará)



COMENTÁRIOS mode_comment