plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

A comovente história de Gabriel e sua luta pela vida. Conheça e ajude!

Natural de Tomé-Açú, Gleiciane de Oliveira Matos, uma mãe solteira de apenas 23 anos, enfrenta as incertezas de um problema de saúde do filho caçula, dos cinco que possui. Após o nascimento do pequeno Wagner Gabriel, de 4 meses, Gleiciane começou a perce

Natural de Tomé-Açú, Gleiciane de Oliveira Matos, uma mãe solteira de apenas 23 anos, enfrenta as incertezas de um problema de saúde do filho caçula, dos cinco que possui.

Após o nascimento do pequeno Wagner Gabriel, de 4 meses, Gleiciane começou a perceber a pele com feridas. Chegando com a criança no hospital, o diagnóstico era de Ictiose lamelar, caracterizada pela presença de escamas grandes em todo o corpo com a semelhança de ferimentos. Foi então que a saga de Gleiciane começou.

Sabonetes, cremes hidratantes, fraldas, remédios e todo um cuidado seria necessário para que o bebê não piorasse. Porém, ela está desempregada e sem ninguém para poder ajudá-la.

Ela decidiu então sair de Tomé-Açú e vir buscar ajuda em Belém.

Imagem: Arquivo pessoal

A DOENÇA

A ictiose é uma doença de pele genética, também conhecida como doença da escama de peixe ou Ictiose vulgar, que é caracterizada pelo intenso ressecamento e descamação da pele, especialmente na região do tronco, pernas e pés.

Geralmente, a ictiose é congênita, passando de pais para filhos, no entanto, é possível que a doença surja apenas na idade adulta devido a outros problemas, como sarcoidose, insuficiência renal ou hipotireoidismo, sendo chamada de ictiose adquirida.

A ictiose não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de cremes hidratantes e outros cuidados que evitam o ressecamento da pele, como utilizar um sabonete de pH neutro, por exemplo.

TRAJETÓRIA

A história só foi descoberta por duas mulheres que estavam em frente ao Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. As amigas estavam em uma consulta quando conheceram a mãe e se sensibilizaram com a história do pequeno Gabriel.

"Ficamos muito assustadas com o estado em que a criança estava. A mãe veio apenas com a roupa do corpo e pra uma consulta. A criança estava com um fralda e não tinha outra para trocar. Algo precisava ser feito diante daquilo", comentou uma das mulheres, emocionada.

AJUDE!

O pequeno Gabriel e sua família encontram bastante dificuldade para se manter em Belém. Atualmente ele está na Santa Casa com a mãe. Porém, como a doença causa lesões na pele, é necessário que ele faça uso de alguns produtos de higiene pessoal como sabonete, fraldas, lenços umedecidos, remédios, e hidratante corporal específico.

Caso você queira colaborar com essa família, entre em contato pelo número (91) 98231-0229 falar com Gisele, (91) 98107-5873 falar com Zezé ou (91) 98288-4760 falar com Ângela. Você pode também ligar diretamente para a mãe Gleiciane de Oliveira com o número (91) 99287-8418.

Toda ajuda é bem-vinda!

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias