plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pará: vacinação está abaixo da meta e preocupa

A baixa cobertura de vacinação nos municípios paraenses preocupa a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). As equipes de saúde estão discutindo formas de aumentar o interesse dos pais em levar seus filhos às salas de vacinação em todo o Estado. Em

A baixa cobertura de vacinação nos municípios paraenses preocupa a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). As equipes de saúde estão discutindo formas de aumentar o interesse dos pais em levar seus filhos às salas de vacinação em todo o Estado. Em 2018, a maioria dos municípios não alcançou os 95% de cobertura vacinal sugerida pelo Ministério da Saúde (MS).

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, por exemplo, não atingiu a meta, apesar da prorrogação do prazo.

Coordenadora da Divisão de Imunizações da Secretaria, Jaíra Ataíde explica que algumas razões foram identificadas como desestímulo aos pais. A primeira delas referiam-se às salas de vacina, nem sempre acessíveis à população.

“Além da demora no atendimento, muitos pais não podem se deslocar aos postos de saúde durante a semana devido ao trabalho”, afirma a coordenadora. O ideal, segundo ela, é estender os atendimentos para serem realizados também aos sábados.

No ano passado outra questão também contribuiu para esse cenário. A vacina pentavalente, direcionada à imunização de crianças a partir de dois meses de idade, teve disponível 20% a menos da quantidade necessária.

A vacina é distribuída pelo Ministério da Saúde com base na população apta a vacinar que, no caso do Pará, corresponde a cerca de 43 mil crianças. A penta previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças infecciosas. Para 2019, a Sespa garante que haverá doses suficientes para cobrir toda a demanda do público alvo.

CRIANÇAS

As crianças menores de 1 ano de idade são as mais descobertas. Jaíra atenta para os riscos de saúde a que elas estão suscetíveis, principalmente quando em contato com pessoas doentes. “Vacinar é o único caminho para evitar que as crianças adoeçam e evoluam a maiores complicações”, alerta.

Para quem está com a caderneta de vacinação atrasada ou em dúvida sobre a atualização das imunizações, a Sespa informa que a qualquer momento os pais podem procurar os postos de vacinação em todos os municípios do Estado e atualizar as doses.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias