plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pará tem queda de mais de 50% das notificações de dengue

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou, ontem, que houve uma redução de 54,56% no número de notificações de dengue. Os índices são do mês de janeiro de 2019, quando foram registrados 354 casos, enquanto no mesmo período do ano passado fo

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou, ontem, que houve uma redução de 54,56% no número de notificações de dengue. Os índices são do mês de janeiro de 2019, quando foram registrados 354 casos, enquanto no mesmo período do ano passado foram 779 ocorrências. As informações integram o 1º Informe Epidemiológico da Dengue, Chikungunya e Zika de 2019.
As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Do total de casos de dengue notificados, 125 foram confirmados, 175 permanecem em investigação e 54 foram descartados. Não houve nenhum óbito por dengue no Pará.

Desde 2016, seguindo a proposta da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde utiliza três tipos de classificação de dengue, ou seja, dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave.

Os dez municípios com mais casos confirmados de dengue são São Félix do Xingu (74), Parauapebas (20), Novo Repartimento (5), Canaã dos Carajás (4), Tailândia e Mãe do Rio (3); e Jacundá, Marabá, Santarém e Palestina do Pará (2).

De acordo com a Coordenação Estadual de Controle da Dengue, esses números estão sujeitos a alterações, devido ao atraso no repasse dos dados pelos municípios ao nível regional e espera pelos resultados laboratoriais, duplicidades, descarte por outras causas e exclusão no Sinan.

FEBRE ZIKA

No que se refere à febre zika, foram notificados 29 casos no Estado, o que corresponde a uma redução de 59,15% em relação a janeiro de 2018, com 71 casos notificados. Cinco casos foram confirmados e os demais prosseguem em investigação.

CHIKUNGUNYA

Em relação à essa doença, o informe traz um total de 619 casos notificados no mês de janeiro, contra 821 casos no mês de janeiro de 2018, representando uma queda de 24,61%. Mais de 50% (319) são de Belém.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias