plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Modelo e peso da mochila fazem a diferença na saúde da coluna

A mochila é um dos principais produtos que compõem a lista de material escolar. Mas é preciso atenção para o modelo escolhido e a quantidade de materiais que as crianças carregam para a escola durante todo o ano. Pais devem ficar vigilantes para que seus

A mochila é um dos principais produtos que compõem a lista de material escolar. Mas é preciso atenção para o modelo escolhido e a quantidade de materiais que as crianças carregam para a escola durante todo o ano. Pais devem ficar vigilantes para que seus filhos não carreguem excesso de peso, evitando assimoriginar lesões e dores.

Diretor da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT/PA) e especialista em coluna, Bruno Brasil adverte que o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança. Caso possua o peso de 17 kg, por exemplo, não pode carregar mais de 1,7 quilos na mochila.

Segundo o ortopedista, dores são as principais queixas relatadas pelos pacientes que vão ao consultório. “Já que o peso é carregado com bastante frequência, as dores nas costas são as principais queixas dos pacientes, além de identificarmos também uma má postura dos mesmos”, afirma. O especialista em coluna aconselha que os pais comprem mochilas com alças mais largas, com pelo menos quatro milímetros de espessura, e que contenham vários compartimentos para divisão dos materiais.

Outra dica dada pelo ortopedista é que as crianças usem a mochila mais rente ao corpo e acima da cintura. A distribuição correta dos materiais dentro da mochila pode também ajudar as crianças e jovens a não adquirirem lesões por conta do peso carregado. “Os materiais mais pesados, como cadernos e livros, devem ser colocados na parte da mochila que fica mais próxima do corpo”, destaca o diretor da SBOT/PA.

ESCOLAS

As escolas precisam também fiscalizar, informando pais e responsáveis caso percebam algum excesso carregado pelos alunos. Para ajudar nessa prevenção, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia distribui material informativo nas instituições de ensino para orientar as formas adequadas de uso das mochilas. O material informativo também está disponibilizado em PDF no site.

(Wesley Costa/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias