plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Onde estão as bibliotecas de Belém?

Em Belém há várias opções de bibliotecas que abrem suas portas à comunidade em geral, seja para fazer uma simples leitura ou para quem necessita estudar. E o melhor é que esses espaços, por serem públicos, podem ser visitados por qualquer pessoa interessa

Em Belém há várias opções de bibliotecas que abrem suas portas à comunidade em geral, seja para fazer uma simples leitura ou para quem necessita estudar. E o melhor é que esses espaços, por serem públicos, podem ser visitados por qualquer pessoa interessada e não há cobrança de taxas para fazer uma consulta em um livro, por exemplo. É exatamente dessa forma que funcionam as bibliotecas de instituições de ensino superior, como na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Universidade do Estado do Pará (Uepa). Nesses locais, todo o acervo fica disponível para consulta do público externo.

Contudo, somente os alunos das instituições são autorizados a fazer o empréstimo dos itens bibliográficos como livros, periódicos, revistas, trabalhos acadêmicos, artigos, teses de mestrado e doutorado, áudio-livros e livros em braile. Na Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann, da UFPA, situada no campus Guamá, o acervo bibliográfico é composto por 444.717 itens. Deste total, 206.061 mil são exemplares de livros de todas as áreas do conhecimento.

Diariamente, o espaço recebe mais de mil visitantes, é um fluxo comum durante o período letivo, conforme explicou a bibliotecária da BC, Suely Vidal. Para facilitar a procura por um item, a biblioteca disponibiliza um catálogo on-line. “A BC existe há 56 anos. É referência no Norte do país. Como uma biblioteca pública e universitária atende a toda comunidade, desde estudantes, pesquisadores e usuários externos. Tem pessoas que passam o dia todo aqui estudando para concursos públicos”, exemplifica.

Cursando mestrado em Engenharia Civil, o geólogo Igor Alves, 29, utiliza aquele espaço desde 2007, quando iniciou os estudos na instituição. Ele garante que na biblioteca é possível encontrar os melhores conteúdos para pesquisa. “Aqui você encontra o melhor o livro, artigos. O acervo é muito bom e são livros atualizados. Tem também edições novas de livros antigos e isso facilita pra gente que é aluno. Com a consulta ao banco de dados fica mais fácil de encontrar o que se procura”, sintetiza.

Com mais de 30 anos de existência, a Biblioteca do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa é uma das 21 bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas da Uepa (SIBIUEPA), sendo seis em Belém e mais 15 unidades no interior do Estado. O espaço possui um acervo com 61 mil itens – entre livros, periódicos, revistas, trabalhos acadêmicos, artigos, teses de mestrado e doutorado, áudio-livros, e-books ou livros digitais, além de livros em braile, cds e partituras do curso de Música. Deste total, há 37 mil exemplares de livros. Por meio de um software, o sistema online oferta o acesso informatizado ao acervo bibliográfico, por meio de um catálogo online.

“Está na categoria de biblioteca universitária. Então, prioritariamente, a função é dar suporte para o ensino, pesquisa, extensão e atividades da universidade. A prioridade são as bibliografias dos cursos, que aqui são 14”, pondera a bibliotecária Regina Coeli, responsável pelo espaço. A biblioteca também atende a comunidade externa, que é livre para fazer leitura, pesquisa e utilizar o espaço para produzir trabalhos acadêmicos. A média de empréstimos de itens bibliográficos é de 7 mil/mês. “Os livros que atendem aos cursos são os itens mais procurados no acervo”, garante.

Aluno do curso de Licenciatura em Geografia da Uepa, João Carlos Silva, 19, frequenta a biblioteca quase que diariamente com o objetivo de estudar e fazer trabalhos da sua graduação. “Na internet você não tem muita segurança sobre a autoria da obra. Aqui a gente pode estudar a obra e a vida do autor pra saber a opinião dele. Quase todos os dias eu venho aqui pra estudar nos livros indicados pelos professores”, avalia.

COMUNITÁRIA

Já na periferia de Belém, mais precisamente no bairro do Guamá, existem pessoas engajadas em transformar a realidade daquela comunidade formando todos os dias novos cidadãos leitores. Nascida e criada naquele bairro, aos 15 anos a pedagoga Minéia Silva, 38, entrou pela primeira vez na Biblioteca Comunitária Espaço Cultural Nossa Biblioteca, fundada há 40 anos pela Missão Irmãs Holandesas. Hoje voluntária do espaço como mediadora de leitura, Minéia diz ter a missão de passar adiante o amor pelos livros às crianças e jovens do bairro que frequentam o espaço.

A prova de que o trabalho desenvolvido na biblioteca tem transformado vidas é que quase todos os voluntários hoje são formados em variadas áreas do conhecimento, devido ao incentivo que receberam ali. “Gostava muito de ler, mas tinha dificuldade e, na época, participei do círculo de leitura, do grupo de dança e passei a ser voluntária também. Todos os usuários se beneficiaram a partir do contato com esse projeto”, ressalta Minéia, acrescentando que o projeto iniciou em uma pequena casa de madeira, onde as missionárias holandesas, duas médicas da Igreja Católica resolveram fundar o espaço na própria casa onde moravam.

Elas perceberam que havia muitas crianças que só ficavam na rua brincando. E começaram a trabalhar com leitura, materiais reciclados, brinquedos. “Dizemos que é uma biblioteca viva, porque aqui sempre tem muita movimentação”, reforça. Usuário cadastrado na biblioteca há 2 anos, o estudante Vitor Souza, 18, conheceu o espaço por indicação de amigos. Ele estuda redação e utiliza o acervo de livros didáticos do espaço para estudar, já se preparando para o vestibular. “É importante ter um espaço como esse porque tira os jovens da marginalidade, das drogas. A pessoa sai desse cotidiano. Vou prestar vestibular esse ano e faço curso de redação com um professor que ministra aula aqui. Também ajuda na nossa formação profissional”, declara.

ARTHUR VIANA

Popularmente conhecida como “biblioteca do Centur”, com 147 anos de existência, a Biblioteca Pública Arthur Viana, da Fundação Cultural do Pará (FCP) Tancredo Neves possui um rico acervo digitalizado de obras antigas e raras. São mais de mil obras que têm acesso gratuito pela internet, sendo uma importante fonte de pesquisa. No total, o acervo é composto por cerca de 800 mil itens, entre livros, folhetos, revistas, jornais, mapas, discos em vinil, fitas de vídeo, DVDs, CDs, livros em Braille, microfilmes, jogos, brinquedos, gibis e outros.

De acordo com Ruth Selma dos Santos, bibliotecária do espaço há 23 anos, a memória cultural do Pará está preservada naquele local. Além de promover o incentivo à leitura, o espaço recebe visitas programadas, palestras, exposições, cursos, oficinas, programações culturais e outros. A fundação é responsável por outras três bibliotecas públicas , sendo a “Francisco Paulo Mendes”, na Casa da Linguagem, a “Vicente Sales”, na Casa das Artes e a “Carmen Souza” no Núcleo de Oficinas Curro Velho. “Aqui existem livros raros, dos séculos 17 e 18”.

Estudante de curso técnico em segurança do trabalho, Bárbara Amorim, 22, frequenta a biblioteca desde 2013 para estudar, fazer pesquisa e trabalhos. “Estou estudando pra concursos e tem assuntos que você não encontra na apostila, mas encontra nos livros aqui. Em casa não dá pra se concentrar. Aqui é mais silencioso, tem os funcionários que nos ajudam a encontrar o que precisamos”, diz.

SERVIÇO

- Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann da UFPA: setor básico do campus Guamá, da UFPA, em Belém. Horário de funcionamento - 8h às 22h (segunda a sexta-feira); 8h às 14h (sábado). Aberta para a visitação do público externo.

- Biblioteca do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa: no prédio da Uepa, na Rua do Una, bairro do Telégrafo. Horário de funcionamento - 8h às 21h e aos sábados de 8h às 12h. Aberta para a visitação do público externo.

- Biblioteca Comunitária Espaço Cultural Nossa Biblioteca: Travessa 25 de Junho, bairro do Guamá. Horário de funcionamento – 8h às 12h e 14h às 18h (segunda a sexta-feira). Para fazer doações de livros ou financeira ligue: 32495270 / 981147766.

- Biblioteca Pública Arthur Viana: Fundação Cultural do Pará (FCP) Tancredo Neves, na Gentil Bittencourt, nº 650, bairro de Nazaré. Horário de funcionamento - 8h30 às 19h (segunda a sexta-feira). Interessados em fazer doações para o acervo bibliográfico ligue 32024377.

- Biblioteca Pública Municipal de Belém Avertano da Rocha: Chalé Tavares Cardoso, na Rua Siqueira Mendes, Distrito de Icoaraci. Horário de funcionamento - 9h às 12h (segunda a sexta-feira).

Acervo voltado para a literatura, com espaço infantil e juvenil

A Biblioteca Pública Municipal de Belém “Avertano Rocha” foi criada pela lei municipal nº 6.898 de 21 de julho de 1972 e funciona no casarão histórico, do início do século XX, o Chalé Tavares Cardoso, no distrito de Icoaraci. O local ficou fechado por cerca de quatro anos para a execução de uma ampla reforma.

Por isso, em 2014 a biblioteca passou a funcionar provisoriamente em um outro imóvel situado no distrito. Com a conclusão da reforma, em 27 de dezembro passado a biblioteca foi inaugurada e já iniciou suas atividades com um amplo espaço de leitura no segundo andar, com sala de informática, espaço de leitura infantojuvenil, além de atividades culturais como música, teatro, exposições e lançamento de livros.

FOCO

“O acervo voltado para literatura é o principal foco, assim como o espaço infantil e juvenil onde são desenvolvidas atividades para a formação do leitor. Icoaraci tem uma proposta diferenciada por estarmos em um ponto turístico. Então temos funcionários que trabalham na recepção desses turistas e a comunidade de forma geral está vindo para conhecer”, pontua a diretora da biblioteca, Lídia Albuquerque.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias