plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Eclipse poderá ser visto na madrugada desta segunda-feira em Belém

Na madrugada desta segunda-feira, o céu “apresentará” o fenômeno do eclipse lunar total. Conhecido também como lua de sangue, o eclipse poderá ser visto nas Américas do Sul, Central e do Norte.  Professor da Faculdade de Física da Universidade Federal do

Na madrugada desta segunda-feira, o céu “apresentará” o fenômeno do eclipse lunar total. Conhecido também como lua de sangue, o eclipse poderá ser visto nas Américas do Sul, Central e do Norte.

Professor da Faculdade de Física da Universidade Federal do Pará (UFPA), Luiz Carlos Bassalo Crispino explica que o fenômeno ocorre quando há um alinhamento perfeito entre o Sol, Terra e Lua. Nesse momento a Lua recebe a projeção da sombra da Terra que cobre totalmente seu globo, dando origem ao fenômeno.

O último eclipse lunar total que pôde ser visto em Belém ocorreu em 2015, e a previsão para que o próximo possa ser visto na capital é em 2022. O professor lembra que por volta das 00h30 (horário local) do dia 21, a Lua começará a passar pela sombra da terra. Por volta das 2h da madrugada de segunda-feira, a Lua já estará coberta totalmente pela sombra do planeta. “O fenômeno poderá ser visto a olho nu, dispensando o uso de equipamentos especiais, como telescópios”, ressalta o professor.


(Wesley Costa com Redação)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias