plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Bloco 'Vai ou Raxa' abre o pré-Carnapauxis levando multidão para as ruas de Óbidos

As ruas de Óbidos, no oeste do Pará, voltaram a protagonizar a típica cena das tardes de domingo tomadas por milhares de foliões pulando carnaval ao som da mistura de ritmos que fazem do Carnapauxis um dos maiores carnavais do estado do Pará. No domingo

As ruas de Óbidos, no oeste do Pará, voltaram a protagonizar a típica cena das tardes de domingo tomadas por milhares de foliões pulando carnaval ao som da mistura de ritmos que fazem do Carnapauxis um dos maiores carnavais do estado do Pará.

No domingo (13), o período de pré-carnaval – eventos que antecedem os sete dias oficiais do Carnapauxis - foi aberto oficialmente com o bloco “Vai ou Raxa”. Desde que foi considerado bloco oficial no ano de 2015, essa é a primeira vez que a entidade que representa o bairro São Francisco participou do evento preparatório com bloco na rua e concentração na Praça da Cultura, fazendo assim uma espécie de "esquenta" para a apresentação oficial no dia 27 de fevereiro.

A estreia do “Vai ou Raxa” no pré-carnaval foi a oportunidade para que a entidade apresentasse o seu tema para 2019: “Surpresa! Advinha o que eu trouxe para você?”, uma homenagem para todos os blocos que fazem o Carnapauxis que nesse ano chegará a sua 22º edição no formato atual.

Em 2019, o pré-carnaval é realizado pelos blocos que compõe a folia Pauxis. De forma totalmente independente, cinco blocos se uniram para realizar os eventos aos domingos, com direito a todos os pré-requisitos da grande festa – trio elétrico e concentração na praça de eventos no centro da cidade que no período do carnaval é chamado de "Fobodrómo".

Para a estudante Maiara Cardoso, moradora de Juruti que participou do bloco Vai ou Raxa, o carnaval obidense é diferente e se destaca pela simplicidade e pela euforia dos brincantes. “Dá gosto de brincar carnaval aqui. Qualquer pessoa pode participar, basta querer e cair na folia, não paga pra entrar. Sem dúvida é o melhor carnaval da região”, enfatizou.

(Foto: Mauro Pantoja/ASCOM PMO)

Uma hora a mais de folia

Nos anos anteriores o carnaval aos domingos costumeiramente encerrava às 22h por medidas de segurança. A outra novidade desse ano é que os brincantes passam a ter mais uma hora de folia garantida, com o encerramento às 23h.

Milena Vieira, representante do bloco Mirim – Unidos do Umarizal, garante que a mudança teve o aval dos órgãos de segurança pública. A intenção é estender um pouco mais a festa para ajudar na arrecadação de recursos que serão totalmente destinados aos blocos. “A mudança foi bem aceita. Reunimos com o comandante da Polícia Militar, como delegado e foi autorizado. Como são cinco blocos trabalhando conjuntamente, todo o lucro será dividido igualmente por quem aderiu a esse projeto”, explicou.

No próximo domingo (20), a concentração dos foliões deverá ser no bairro de Lourdes, reduto do bloco Mirim que, unido a outros quatro blocos carnavalescos promoverá o segundo domingo de folia na “cidade mais portuguesa da Amazônia”.

Período oficial

Em breve a Prefeitura de Óbidos, via Secretaria de Cultura deve anunciar a programação oficial do Carnapauxis 2019 que será realizado no período de 27 de fevereiro a 5 de março.

(Com informações da assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias