plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Segup amplia diálogo com lideranças comunitárias

Mais de 150 líderes comunitários e representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consegs) de Belém, Região Metropolitana e interior do Estado participaram, na tarde de ontem, do “I Encontro Comunitário de Segurança 2019”, realizado pela

Mais de 150 líderes comunitários e representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consegs) de Belém, Região Metropolitana e interior do Estado participaram, na tarde de ontem, do “I Encontro Comunitário de Segurança 2019”, realizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Diretoria de Prevenção Social da Violência e Criminalidade (Diprev).

O evento teve como objetivo discutir e avaliar os trabalhos que já vêm sendo feitos pela secretaria, bem como as novas medidas a serem adotadas, além de abrir o diálogo entre os novos gestores e a comunidade.

“Nosso intuito é de que a polícia possa chegar à comunidade para poder garantir que os outros serviços, como educação, saúde e cultura, cheguem. E para fazer isso precisamos da colaboração de todos, daí a importância das lideranças comunitárias, dessas parcerias, porque sem o apoio de todos vocês, nós não conseguiremos difundir nem a nossa ideia tampouco implementar o nosso trabalho”, afirmou o secretário de segurança pública, Ualame Machado, em conversa com a comunidade.

O encontro oportunizou, também, o debate dos problemas que rondam as comunidades, assim como traçar medidas de prevenção, a fim de reduzir a criminalidade. “Eu tenho certeza que esse novo projeto que aqui estamos vivendo hoje, está mostrando para nós um novo governo realmente preocupado com a segurança pública, que é com o que estamos sofrendo muito em nossas comunidades.

Será de novo uma nova construção, pois trabalhar cultura de paz, polícia comunitária, sem educação e sem cultura pra mim não é nada, não adianta só a polícia repressiva, é preciso também cultura, com espaços para os nossos jovens”, avaliou a presidente do Conseg do bairro do Tapanã.

Além do secretário de Segurança Pública, estiveram presentes na reunião o secretário adjunto da Segup, coronel Arthur Moraes, a secretária de Cultura, Ursula Vidal, o delegado geral adjunto da Polícia Civil, Dilermano Tavares, e a diretora da Diprev, responsável por articular o encontro, Silvia Rego.

TRABALHO INTEGRADO

Para a titular da Secult, Ursula Vidal, o trabalho integrado entre segurança e cultura é fundamental para combater a criminalidade. “Os Consegs já têm uma representatividade que garantem para nós esse mapeamento das demandas do território e todas as lideranças reforçaram muito a importância da cultura como uma ferramenta importante de transformação social. Então precisamos trabalhar de maneira transversalizada e integrada.

Nós entendemos que temos uma missão de transformar o Estado do Pará em um grande território de paz e isso não se faz somente com políticas de segurança pública, se faz também com políticas de educação, de cultura, entre outras. Sabemos que a sociedade civil já se organiza em diversas iniciativas e projetos muitas vezes sem visibilidade ou apoio do poder público e o que pretendemos é potencializar e fortalecer essas iniciativas que já estão organizadas”, assegurou.

A reunião também contou com a participação de vários bairros e municípios, como o bairro do Jurunas, Terra Firme, Barreiro, Maracangalha, Condor, Tapanã I e II, Parque Verde, Marco, Pedreira, Curió Utinga, Distrito de Icoaraci, Outeiro, Ilha de Caratateua, Barcarena, São Miguel do Guamá, Ananindeua, Marituba e Castanhal.

Além de representações da comunidade quilombola, comunicação dos bairros, Fórum Permanente de Afro Religiosos, Centro de Defesa dos Direitos Humanos, Movimento Social Infância Protegida, Movida, MDB Mulher, representantes dos projetos sociais de diversas Unidades Integradas Propaz (UIPPs), artistas e representantes de mais de dez Guardas Municipais.

(Com Ascom da Segup)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias