plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Alimentação balanceada é a pedida para voltar a dieta depois das festas

Você passa meses e meses na linha para, no período de final de ano, cair de boca em uma alimentação deliciosa, porém nada saudável e supercalórica, propiciando um ganho de peso indesejável? Se a ideia não é começar 2019 com peso na consciência, você pode

Você passa meses e meses na linha para, no período de final de ano, cair de boca em uma alimentação deliciosa, porém nada saudável e supercalórica, propiciando um ganho de peso indesejável? Se a ideia não é começar 2019 com peso na consciência, você pode investir em um cardápio detox de baixa caloria para colocar em prática logo nesses primeiros dias de janeiro, perfeitos para comer de forma mais saudável, compensar estes excessos diminuindo a retenção de líquidos e toxinas acumulados, e já ditar um ritmo para os meses seguintes.

Fernanda Seiffer, nutricionista coordenadora de projetos na E4 Agência, diz que é preciso montar um cardápio com alimentos saudáveis e que vão dar energia para a retomada da rotina. No café da manhã, uma boa pedida é um suco verde feito com couve, hortelã, limão, água de coco e abacaxi, para acompanhar panqueca de banana com canela e farelo de aveia.

“O suco verde feito com couve, abacaxi e água de coco é fundamental para iniciar o dia com antioxidantes em grande proporção, além de contribuir para a eliminação de líquidos em excesso. A panqueca de banana é fonte de energia e carboidratos de absorção lenta, por ser feita com o farelo da aveia, garantindo uma maior concentração de fibras solúveis (chamadas de betaglucanas) e amido resistente”, explica Fernanda.

O lanche no meio da manhã é estratégico para não se chegar ao almoço com fome e passar dos limites. Para este momento castanha-do-pará e coco fresco são perfeitos, assim como água de coco natural. “No lanche da manhã, a combinação de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, minerais e eletrólitos é uma importante estratégia nutricional. A castanha-do-pará é a principal fonte de selênio, um antioxidante que também auxilia no processo de detoxificação hepática. A água de coco garante a reposição de eletrólitos (sódio e potássio) e contribui para a hidratação eficaz. As lascas de coco promovem saciedade e são ricas em fibras, auxiliando na saúde intestinal”, detalha.

Chegando ao almoço com pouco apetite, a nutricionista diz que fica mais fácil “escolher pratos balanceados, e uma importante estratégia é o consumo de alimentos de origem vegetal, ricos em fibras e fitoquímicos que promovem o equilíbrio corporal (saladas, legumes assados e quinua vão bem)”. “O ideal é começar com um prato de salada de folhas verdes e palmito, temperado com um fio de azeite e sumo de um limão, para facilitar a digestão e fornecer vitamina C (limão) e ômega-9 (azeite). Os legumes assados com ervas são fontes de fibras e carboidratos de absorção lenta, garantindo energia sem provocar pico de glicose e hipoglicemia de rebote. A quinua é a fonte proteica da refeição, sendo um cereal que fornece aminoácidos em boa proporção, além de vitaminas do complexo B e minerais”, sugere.

Aumente a energia sem aumentar o valor calórico

No lanche da tarde, uma ideia é tomar uma bebida energética sem açúcar (versão sugar free), que ajuda a retomar a disposição, ou investir em um smoothie de castanha, frutas vermelhas e cacau.

“Para promover energia, sem aumentar o valor calórico do dia, no lanche da tarde recomenda-se uma lata de bebida energética sem açúcar, visto que o excesso de açúcar desequilibra o processo de detoxificação esperado com esse cardápio. Além disso, o smoothie de frutas vermelhas, cacau e bebida vegetal de castanhas fornece alta concentração de fitoquímicos com ação antioxidante, principalmente antocianinas presentes no cacau e nas frutas vermelhas”, justifica.

Para o jantar, sopas e frutas, como melancia. “A sopa de abóbora com gengibre, para o jantar, é uma opção rica em betacaroteno (abóbora) e gingerol (gengibre), dois importantes antioxidantes que contribuem para a redução de radicais livres que se acumulam com o excesso de alimentos calóricos das festas. A melancia, principalmente a parte branca, é fonte de citrulina, um aminoácido precursor da arginina que promove a dilatação dos vasos sanguíneos e, consequentemente, contribui para a entrega de nutrientes aos tecidos corporais, além de ser rica em água e também auxiliar na hidratação”, finaliza.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias