plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Orquestra faz concerto lírico gratuito

O Theatro da Paz ficou lotado para ver um espetáculo especial de ópera. O concerto “A Volta ao Mundo da Música” foi realizado na noite do último sábado (22), com o apoio do Grupo RBA e o projeto Vale Música In Concert, apoiado pela Vale. E o melhor, a apr

O Theatro da Paz ficou lotado para ver um espetáculo especial de ópera. O concerto “A Volta ao Mundo da Música” foi realizado na noite do último sábado (22), com o apoio do Grupo RBA e o projeto Vale Música In Concert, apoiado pela Vale. E o melhor, a apresentação foi gratuita, um presente de Natal para Belém.

A Orquestra Jovem Vale Música (OJVM) e a cantora lírica paraense Carmem Monarcha encantaram o público com algumas das óperas mais famosas no mundo. Carmem e a orquestra já se apresentaram outras vezes em São Paulo e na cidade de Campos do Jordão, durante a 49ª edição do festival de Inverno, considerado um dos mais importantes da América Latina. Para a cantora reviver o projeto em Belém no período do natal é mais especial. “São jovens muito musicais e muito dotados por serem muito bem guiados. Encerrar o ano com eles é muito especial pra mim”, destacou a soprano.

O programa Vale Música foi criado em 2004 e a orquestra jovem em 2010. São 70 alunos de até 23 anos de idade, a maioria estudantes de escola pública da Grande Belém. “É um projeto muito bonito que tem a beleza de receber jovens, colocá-los em contato com a arte e permitir que eles possam ir em busca de outros objetivos”, afirmou Glória Caputo, coordenadora do programa.

OPORTUNIDADES

Beatriz Fonseca, 24, por exemplo, já trilhou novos projetos de vida através do programa. Integrante da orquestra desde os 11 anos, a noite de sábado foi a sua despedida do Vale Música, já que ela acabou de passar em um concurso, onde exercerá uma função musical e em breve se mudará para o Rio de Janeiro. Beatriz é da primeira formação da orquestra e foi através dela que descobriu o talento para o trombone. “Nesses anos todos toquei em vários lugares e ganhei muita experiência. Cresci vivendo esse projeto e tudo que conquistei foi a partir dele”, revelou Beatriz.

O diretor-geral do Grupo RBA, Camilo Centeno, explica que a ideia do concerto é uma forma de proporcionar lazer à população e uma oportunidade delas conhecerem o excelente trabalho realizado pela Vale com os jovens de baixa renda. “Nessa época de fim de ano em que as pessoas estão mais abertas para esse tipo de espetáculo, ver a orquestra é uma forma de comemorar esses tempos natalinos que estamos vivendo”, comentou.

REPERTÓRIO

- O repertório do concerto, regido pelo maestro Miguel Campos, fez um passeio por músicas clássicas leves, característico do período natalino, com obras francesa, italiana e a valsa vienense. Para finalizar, o espetáculo guardou uma grande surpresa aos paraenses ao apresentar canções brasileiras, como Villa-Lobos, e do paraense Waldemar Henrique e, no encerramento, as clássicas Ave Maria e Noite Feliz.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias