plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Hydro Alunorte realiza melhorias na refinaria

Em fevereiro de 2018, a cidade de Barcarena sofreu inundações decorrentes das fortes chuvas. Entre as áreas inundadas estava a refinaria de alumina Hydro Alunorte, que transforma bauxita em alumina, usada como matéria-prima para a produção do alumínio. Na

Em fevereiro de 2018, a cidade de Barcarena sofreu inundações decorrentes das fortes chuvas. Entre as áreas inundadas estava a refinaria de alumina Hydro Alunorte, que transforma bauxita em alumina, usada como matéria-prima para a produção do alumínio. Na ocasião, comunidades próximas da refinaria demonstraram preocupação sobre a possibilidade das enchentes terem resultado em transbordamento ou vazamento dos depósitos de resíduos de bauxita da Hydro Alunorte nas áreas vizinhas à planta. As autoridades também solicitaram informações e iniciaram diversas inspeções na refinaria.

VEJA MAIS IMAGENS NA GALERIA

Desde então, foram realizadas mais de 90 investigações e inspeções por autoridades como IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), SEMAS (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará), Defesa Civil e SEMADE (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Barcarena).

Todos esses órgãos confirmaram que não houve vazamentos ou transbordamentos dos depósitos de resíduos de bauxita da Hydro Alunorte.

Mesmo diante desse resultado, a Hydro Alunorte reconheceu a necessidade de melhorar seus processos e a sua comunicação com as comunidades do entorno da planta, bem como ampliar sua participação em projetos sociais que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável em Barcarena.

Mais de 90 investigações e inspeções foram realizadas na refinaria após as chuvas de fevereiro.

Melhor armazenamento e tratamento de água da chuva

Nova bacia aumentará capacidade de armazenamento de água.

Capacidade de tratamento de água ampliada com nova estação.

A Hydro assumiu publicamente o compromisso de elevar a Hydro Alunorte a um novo padrão ambiental e tornar a refinaria uma referência em termos de operação industrial. Para isso, diversas inciativas, além dos itens estabelecidos pelos acordos com as autoridades, estão sendo implementadas na planta.

Em abril de 2018, a empresa anunciou um investimento de cerca de R$ 200 milhões no sistema de tratamento de água da refinaria, aumentando a capacidade de armazenamento em suas bacias e ampliando a capacidade de tratamento da água.

As melhorias que estão sendo realizadas na planta foram avaliadas por professores da Universidade Federal de Campina Grande. A equipe, composta por 14 pessoas, entre acadêmicos e profissionais do mercado, emitiu um parecer técnico-científico atestando que os projetos em execução nas áreas de tratamento, armazenagem e bombeamento de efluentes estão corretamente dimensionados para suportar eventos de chuvas extremas.

Simulações realizadas por computador – e baseadas em um rigoroso modelo matemático – reproduziram as operações da Hydro Alunorte com precisão científica para reconstituir o evento de chuvas de 16 e 17 de fevereiro de 2018. As conclusões do relatório confirmam que não houve transbordamento. O documento também reitera a segurança da Hydro Alunorte para operar com 100% de sua capacidade produtiva.

Diferentes cenários de precipitação pluviométrica, produção da refinaria, capacidade de estocagem de água, bombeamento e tratamento de efluentes foram simulados e avaliados.

Cerca de 80% da água coletada e tratada na Hydro Alunorte é proveniente da chuva que cai na refinaria – e apenas cerca de 15% do que passa na estação de tratamento de água é proveniente da produção de alumina. O volume de efluente gerado pela refinaria não aumenta quando a produção é ampliada.

Segundo os especialistas, a Hydro Alunorte pode operar de maneira segura na sua capacidade nominal de projeto de 6,3 milhões de toneladas métricas por ano.

Os projetos de melhoria de gestão de águas nas três frentes mencionadas (estocagem, bombeamento e tratamento) estão corretamente dimensionados e garantem a segurança das operações da Alunorte em qualquer nível de produção.

Hydro Alunorte cumpre TAC com o Governo, o MPE e o MPF

Em setembro de 2018, a Hydro Alunorte assinou acordos com o Governo do Pará e com o Ministério Público. Essas resoluções consistem em um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre a Hydro Alunorte – Alumina do Norte do Brasil S.A., a Norsk Hydro do Brasil Ltda., o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e o Governo do Estado do Pará, representado pela SEMAS (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade). Adicionalmente, um Termo de Compromisso (TC) foi assinado entre a Hydro Alunorte e o Governo do Estado do Pará.

O TAC engloba melhorias técnicas, auditorias na refinaria, estudos e pagamento de cupons para compra de água e alimentos para as famílias que vivem na área da bacia hidrográfica do Rio Murucupi. A empresa vem cumprindo devidamente os compromissos firmados no TAC nos prazos definidos, mantendo o diálogo de forma transparente com as comunidades e as autoridades brasileiras.

Executivo da Hydro no Brasil, John Thuestad, acompanha cumprimento das melhorias contidas no acordo.

Comunidades vizinhas à Hydro Alunorte ainda mais seguras

A Hydro Alunorte espera que as comunidades próximas à refinaria se sintam seguras. Para fortalecer a relação de confiança com elas, o Plano de Atendimento à Emergência (PAE) da Hydro Alunorte também foi aprimorado e os canais de comunicação com a população local foram ampliados.

Como parte do Plano de Atendimento à Emergência (PAE), a Hydro Alunorte também está desenvolvendo o Plano Emergencial de Apoio às Comunidades (PEAC), que prevê a criação da equipe da Brigada de Emergência Ambiental Comunitária, composta por 16 profissionais.

A comunidade também poderá entrar em contato pelo telefone 0800 721 0794 ou pelo e-mail [email protected] para esclarecer dúvidas e receber informações.

Membros da comunidade participam ativamente das simulações de emergências.

Iniciativas da Hydro Alunorte fortalecem o desenvolvimento sustentável

A Hydro Alunorte vem mantendo e ampliando o diálogo com as comunidades.

Em 2017, a Hydro redesenhou sua estratégia de responsabilidade social e, neste ano, intensificou significativamente os diálogos com a comunidade, lançando novos projetos sociais voltados para o desenvolvimento do município de Barcarena.

Por meio da Iniciativa Barcarena Sustentável, a empresa está investindo na criação de uma plataforma colaborativa que assegurará o desenvolvimento de competências e treinamento para a população local, bem como o financiamento de projetos sociais por meio de uma entidade legal independente.

Além disso, a Hydro Alunorte tem desenvolvido projetos como o Todos pelo Trabalho, que estimula a inserção da população local no mercado de trabalho; o Trilhando Caminhos, que promove o acesso ao esporte e à cultura em espaços comunitários; o Ativa Barcarena, que atua no fortalecimento da agricultura familiar, investindo na formação de jovens em parceria com o projeto EmBarca Amazônia para a promoção do desenvolvimento sustentável através do empreendedorismo em colaboração com a prefeitura.

Workshop com jovens no projeto EmBarca Amazônia.

Voluntários realizam educação no trânsito em Barcarena.

Reciclagem em Barcarena

A Hydro apoia, ainda, o programa Sustentar, que reúne catadores de lixo de Barcarena, a empresa e a Prefeitura Municipal, para dar suporte à implementação do plano municipal de gestão de resíduos sólidos.

O projeto prevê a implantação de uma unidade de triagem de resíduos recicláveis, suporte às atividades de organização e de capacitação dos catadores, além de um do programa de educação ambiental para a introdução da coleta seletiva na cidade

Comunidades recebem ações voluntárias

O programa de voluntariado da Hydro tem o objetivo de desenvolver e apoiar atividades e projetos nos setores de meio ambiente, educação, saúde, cidadania e geração de renda nas áreas onde a empresa está presente, por meio da participação social dos empregados, contratados e familiares em iniciativas voluntárias.

O engajamento dos empregados é visto também em ações voltadas para a educação no trânsito na Vila dos Cabanos, distrito de Barcarena, com o objetivo de chamar a atenção dos condutores para duas das principais causas de acidentes no período de Carnaval: o excesso de velocidade e a perigosa mistura de álcool e direção. Na comunidade de São Francisco, localizada no mesmo município, em parceria com o Centro Comunitário de São Francisco e Secretarias Municipais de Infraestrutura e Saúde, os voluntários percorreram as principais ruas no combate à dengue, coletando todos os materiais que serviam de criadouro para o mosquito e distribuindo informativos e cartazes.

Mais recentemente, os voluntariados também participaram do programa que revitalizou a infraestrutura de campos de futebol em cinco comunidades (Vila Nova, Bom Futuro, Burajuba, Murucupi e Água Verde). O objetivo desse projeto é que os espaços possam abrigar escolinhas de futebol para crianças e jovens.

Com isso, a Hydro Alunorte reforça sua missão de promover o desenvolvimento local respeitando a legislação vigente, o interesse de todos os moradores e promovendo importantes melhorias para trazer segurança e bem-estar à região.

Voluntários reformam espaços de esporte e cultura nas comunidades.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias