plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Há 30 anos na missão de informar e ficar ao lado da população do Pará

Há 30 anos a população de todo o Estado ganhava mais que um canal de televisão. Criada em 15 de dezembro de 1988, a RBATV chegava não apenas para ser uma afiliada da extinta Rede Manchete, e depois mudando para a Rede Bandeirantes, mas para ser um espelho

Há 30 anos a população de todo o Estado ganhava mais que um canal de televisão. Criada em 15 de dezembro de 1988, a RBATV chegava não apenas para ser uma afiliada da extinta Rede Manchete, e depois mudando para a Rede Bandeirantes, mas para ser um espelho da realidade e das dificuldades enfrentadas diariamente pelos moradores da capital e do interior, que reconhecem a emissora como uma ferramenta para mostrar às autoridades as carências na Segurança Pública, na Saúde, na Educação, no Saneamento e em tantas outras áreas da administração pública.

“O segredo do sucesso e da própria existência da RBATV é essa proximidade com a comunidade, a defesa intransigente dos assuntos que dizem respeito ao Pará”, justifica Camilo Centeno, diretor- geral do Grupo RBA. Ele confirma que, desde a fundação, a emissora sempre buscou o viés mais popular, de ser o canal que a população recorre para resolver aquilo que os governantes não conseguem. “A gente ouve as pessoas dizerem ‘vou no Barra Pesada, vou no Metendo Bronca denunciar para ver se resolve’, e ocorre que, muitas das vezes, só de a pessoa fazer essa ameaça o problema é logo resolvido, temos vários desses relatos”, afirma Camilo.

Camilo Centeno destaca os investimentos em tecnologia ao longo da história da emissora. (Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará)

Ele destaca ainda a campanha “Orgulho de Ser do Pará” como uma bandeira levantada pelo grupo para destacar e valorizar nossas belezas, riquezas e cravar definitivamente o cunho local do canal. Líder de audiência por muitos anos, a RBATV segue entre as três maiores audiências entre as filiadas da Band de todo o país. Nada disso, no entanto, poderia ser feito sem o empenho de investir em uma equipe competente e comprometida, bem como em tecnologia de ponta - vale lembrar que a RBATV foi a primeira emissora em todo o Estado a transmitir o sinal digital.

“Também fomos a primeira redação totalmente informatizada e também a primeira a abolir o uso da fita de vídeo. Temos um sistema interligado, todo em fibra ótica, de alta velocidade, por onde os arquivos são transferidos de um meio a outro, sem o item físico. O investimento é constante”, reforça o diretor. “Estaremos cada vez mais integrados às plataformas digitais. Não iremos perder a vanguarda na tecnologia, uma das marcas da história da RBATV”, anuncia.

COBERTURAS

Para Centeno, é difícil lembrar somente uma cobertura marcante nessas três décadas de história, mas anualmente há grandes momentos. “O Círio não é igual todo ano, é uma estrutura digna de Fórmula 1, com dezenas de câmeras e equipes em vários pontos, o mesmo vale para as eleições, por exemplo, e sempre buscamos fazer melhor de um ano para o outro”, diz.

Há 22 anos gerente de Jornalismo da emissora, Adil Bahia também lembra sobre o quanto foi marcante o desabamento do edifício Real Class, no dia 29 de janeiro de 2011. “A gente ficou praticamente de plantão no local. A imagem do momento em que o prédio desaba só nós tivemos”, recorda.

Para Adil, a emissora ajuda a desenvolver políticas públicas para atender as necessidades da população. Para o futuro, ele diz que a expectativa é garantir cada vez mais a interatividade com o público. “Acredito que esse uso compartilhado com outras plataformas irá ganhar mais agilidade, uma participação mais efetiva. Hoje a gente recebe muitos vídeos, áudios, que contribuem muito. A internet veio para dar uma injeção que estava faltando na televisão “, analisa do gerente de Jornalismo.

(Carol Menezes/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias