plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Ventania registrada em Ananindeua pode ser classificada como pequeno tornado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o fenômeno registrado no último domingo (2), em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, pode ser classificado como um ‘pequeno tornado’. “Nuvens com essa formação normalmente causam prejuízos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o fenômeno registrado no último domingo (2), em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, pode ser classificado como um ‘pequeno tornado’.

“Nuvens com essa formação normalmente causam prejuízos. Eu diria que são nuvens de tempestades, porque dentro delas estão as descargas elétricas e colunas de ar, que elevam a umidade e vão desenvolvendo as correntes”, explica José Raimundo de Abreu, coordenador do Instituto.

Segundo ele, os ventos nesse tipo de fenômeno alcançam em torno de 30 km/h, o suficiente para destelhar casas, conforme foi visto nas imagens gravadas pelos moradores do bairro do Curuçambá.

Somam-se a isso as correntes de ar ‘descendentes’, que vêm de cima para baixo. Quando a gota de água é mais pesada que o ar que flutua na nuvem, a mesma vai em direção ao solo, formando grandes massas de ar.

“O encontro de massas de ar diferentes causam esse fenômeno. São redemoinhos ou pequenos tornados que têm uma rotação. Com pressão e temperaturas diferentes de ar, ocorre o aumento da velocidade do vento e ele vai em direção ao solo”, resume.

Ainda segundo a meteorologia, o fenômeno pode ser registrado novamente nos próximos meses, com o aumento das chuvas na região.

O fenômeno natural, inédito na região, deixou pelo menos 10 casas danificadas e um rastro de prejuízos.

(Com informações de Luiz Guilherme Ramos/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias