plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

PSM da 14: Leitos reduzidos, falta de materiais, demissões e risco de fechamento

Demissões e extensões cortadas, número de leitos reduzidos, falta de materiais básicos para atendimento e risco de fechamento da sala vermelha pediátrica. Esta é a situação de caos vivenciada dentro do Pronto Socorro da 14 de Março, em Belém. Pacientes

Demissões e extensões cortadas, número de leitos reduzidos, falta de materiais básicos para atendimento e risco de fechamento da sala vermelha pediátrica. Esta é a situação de caos vivenciada dentro do Pronto Socorro da 14 de Março, em Belém.

“Estamos passando por uma situação crítica no HPSM. Funcionários estão sendo demitidos, extensões cortadas devido à falta de verba, segundo a Prefeitura de Belém. Está selado o fechamento da sala vermelha pediátrica, a única no Estado do Pará que está de portas abertas para crianças graves”, denuncia um funcionário do hospital.

Sala vermelha da pediatria será fechada mês que vem, segundo denúncia de funcionários. (Foto: Via Whatsapp)

Segundo o funcionário, o setor da sala vermelha da pediatria será fechado a partir do dia 16 de dezembro. O espaço físico permanecerá apenas como “sala de estabilização”, sendo responsabilidade dos médicos da porta - a maioria recém-formados - e equipe de enfermagem, receber o paciente grave e estabilizar até o encaminhamento para a UTI, assim como o paciente que estiver internado na enfermaria se agravar.

No entanto, a UTI pediátrica também estaria em iminência de fechar. “Uma UTI que já se encontra reduzido o número de leitos devido à falta de insumos. Falta o básico, como respirador, luvas, antibióticos, entre outros. As crianças tão necessitadas vão ficar sem possibilidade de ter uma chance de vida. A única porta aberta de pediatria é o Pronto Socorro”, desabafa o funcionário.

O DOL entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde que através de nota contestou às denúncias e informou que o HPSM Mário Pinotti está recebendo novos servidores e que a denúncia sobre funcionários demitidos não procede.

A nota segue e ressalta que, em relação às contenções de extensão de carga horária, elas acontecem em casos de licença de servidores, cobertura de férias ou atestados e são retiradas quando estas situações são sanadas.

A secretaria esclarece ainda que a UTI Pediátrica e a Sala Vermelha Pediátrica funcionam normalmente e que a preocupação é sempre garantir o atendimento à população.

"Também não há falta de materiais básicos e nem dos medicamentos utilizados dentro de cada perfil da rede (exceto o antibiótico Ceftriaxona que está com problema de distribuição em todo o Brasil). Há, no entanto, outros antibióticos utilizados e que substituem este que está em falta", finalizou.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias