plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Calor deve continuar forte em Belém até o fim deste mês

Apesar do calor intenso durante a manhã, fortes chuvas começaram a marcar algumas tardes deste mês de novembro em Belém. Mesmo assim, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca que a região metropolitana ainda precisará esperar mais um pouco par

Apesar do calor intenso durante a manhã, fortes chuvas começaram a marcar algumas tardes deste mês de novembro em Belém. Mesmo assim, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca que a região metropolitana ainda precisará esperar mais um pouco para enfrentar o período de transição para o chamado inverno amazônico. A previsão é de bastante calor pelo menos até o final deste mês.

Diretor do Inmet, José Raimundo Abreu diz que as fortes chuvas observadas na capital nos últimos dias foram motivadas por linhas de instabilidades provocadas pelas altas temperaturas. Portanto, Belém ainda não passa pelo período de transição para o inverno. “Essas pancadas de chuva ocorrem quando há o transporte de umidade do Sul do Pará e do Oceano Atlântico Norte em combinação com as altas temperaturas”.

Nos primeiros oito dias de novembro, Belém registrou índice pluviométrico de 92 mm, valor que está abaixo da média esperada para o mês, que é de 118 mm. “Novembro é considerado um dos meses com menor índice pluviométrico, ao lado de outubro, setembro e agosto. Apenas no domingo deve voltar a ter algumas pancadas de chuva em Belém, mas, mesmo assim, em áreas isoladas”, destacou.

A transição para o inverno, em Belém, é esperada apenas após a primeira quinzena de dezembro. “O dia que apresentou a maior temperatura foi 5 de novembro, quando registramos 35,7 ºC. Os outros ficaram acima dos 34 ºC”.

PARÁ

Ainda que em Belém a expectativa seja de muito sol, a realidade não se repete em todas as outras regiões do Estado. Na área litorânea do Pará - que envolve municípios como Salinópolis, Bragança, Soure, Marudá, Maracanã -, não estão sendo registradas chuvas de nenhum tipo. Já no Sul, Sudeste e parte do Oeste do Pará, tem-se observado o extremo oposto. “Regiões como Itaituba, Xinguara, São Félix do Xingu e até Rondon do Pará ocorreram volumes pluviométricos acentuados”, explicou.

As pancadas de chuvas em Belém tendem a se concentrar em áreas isoladas. Nos últimos dias, choveu com mais intensidade na avenida Augusto Montenegro (rumo a Icoaraci), Entroncamento, Curió, Campina, São Brás e Souza, onde o índice pluviométrico já chegou a 155 mm, enquanto na Ceasa está em 91,5 mm.


PARA ENTENDER

COMO CALCULAR

- O índice pluviométrico se refere à quantidade de chuva por m².

- Se, por exemplo, o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2 mm, significa dizer que, se fosse colocada no local uma caixa aberta medindo um metro de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias