plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Helder participa de 'Fórum de Governadores' e reforça compromisso com o Pará e Brasil

O governador eleito do Pará, Helder Barbalho, participa nesta quarta-feira (14), em Brasília, Distrito Federal, do "Fórum de Governadores", que tem a finalidade de discutir temas como segurança pública, redução de desigualdades, dívidas públicas e a neces

O governador eleito do Pará, Helder Barbalho, participa nesta quarta-feira (14), em Brasília, Distrito Federal, do "Fórum de Governadores", que tem a finalidade de discutir temas como segurança pública, redução de desigualdades, dívidas públicas e a necessidade de criação de um novo pacto federativo. O evento reuniu os 27 novos gestores eleitos em todo o país.

Durante sua participação, Helder falou sobre a importância de políticas públicas regionalizadas e defendeu a inclusão da compensação aos estados pelas desonerações da Lei Kandir na pauta de reivindicações que será entregue ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, que vai estar presente no evento durante a tarde.
O tema foi adicionado na carta de temas prioritários criada durante o evento.

"É fundamental, primeiro, compreender que com a grandeza do Brasil, faz-se necessário que as políticas públicas sejam com um olhar regionalizado. Particularmente, sendo de um Estado da Amazônia, as políticas que possam ser aplicadas em São Paulo, no Sudeste, no Sul, não necessariamente se assemelham a realidade na Amazônia e o custo amazônico é absolutamente irrelevante. Como também, dentro do pacto federativo, é fundamental que haja compensação pela Lei Kandir, em que os estados que exportam commodities, que acabam sendo isentos, não acabam recebendo a compensação pelo governo federal", afirmou o governante.

Imagem: Divulgação

O governador ainda reforçou que, durante a nova gestão, os governadores eleitos devem trabalhar de forma efetiva, respeitando o equilíbrio das contas públicas, cumprindo com o que a população anseia. "Todos devem contribuir e fazer o seu dever de casa. É necessário que os Estados possam ser mais eficientes nos gastos públicos, possam compreender o fortalecimento do desenvolvimento de suas economias para ampliar as suas receitas e a sua capacidade de investimento e otimizar o aprimoramento de mão de obra para não inchar a folha. Isto deve ser visto em forma paralela com o pacto federativo, que cada um faça o seu dever de casa e nós possamos construir um ambiente de governança, sejam para os estados, sejam para o governo federal, em que o equilíbrio das contas possa prevalecer, mas acima de tudo, a capacidade dos estados de fazerem frente às expectativas da sociedade", ressaltou Helder.

Por fim, Helder destacou a importância da união de todos para garantir as melhorias que os estados e o país precisam. "Todos devem trabalhar de forma conjunta. Se o Brasil não der certo, os estados não darão certo. Se os estados não tiverem a capacidade de enfrentar os seus desafios, a sobrecarga acabará recaindo sobre o Governo Federal. Portanto, é hora de buscar caminhos conjuntos. Dissociar o governo federal dos governos estaduais é absolutamente um equívoco. Nós temos que trabalhar de forma conjunta para encontrar uma solução federativa para o Brasil e para os brasileiros", finalizou.

CARTA

Além da compensação da Lei Kandir, defendida por Helder, estão entre os temas da carta as reformas tributária, administrativa e previdenciária; melhorias na segurança pública; valorização dos incentivos ao turismo; flexibilização da estabilidade dos servidores públicos; flexibilização nas leis ambientais; reforço no controlo das fronteiras para ampliar a segurança; incentivo à inovação tecnológica; retomada de obras paralisadas; saúde e educação.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias