plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Hemopa está com estoque de sangue baixo e convoca doadores

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) convoca doadores voluntários de todos os tipos de sangue para suprir estoque que está com capacidade de atendimento de apenas 40% da demanda transfusional da rede hospitalar pública e privada

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) convoca doadores voluntários de todos os tipos de sangue para suprir estoque que está com capacidade de atendimento de apenas 40% da demanda transfusional da rede hospitalar pública e privada do estado, que corresponde a mais de 200 hospitais. Somente na capital paraense são cerca de 95.

A diminuição no número de coletas, que atingiu cerca de 60%, pode interferir no atendimento satisfatório das solicitações de transfusão aos pacientes. Para reverter a situação, a Gerência de Captação de Doadores (Geacd), está acionando doadores de sangue por telefone, programando campanhas internas e externas.

Segundo a gerente de Captação, a assistente social Juciara Farias, para favorecer o acesso aos serviços, descentralizou a coleta de sangue com a implantação da Estação de Coleta Castanheira, Estação de Coleta Pátio Belém e coleta na última semana de cada mês, na Estação Cidadania Icoaraci. “Estamos intensificando ações também na hemorrede estadual que conta com os Hemocentros Regionais de Castanhal, Marabá e Santarém; Hemonúcleos em Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção, Castanhal e Capanema”, disse, reforçando que a necessidade é geral. A assistente social explica que o número ideal de bolsas coletadas diariamente é de 300 bolsas de sangue.

Campanhas externas

Nesta sexta-feira (09), será realizada a ação "Estratégia Saúde da Família Radional II", das 8h às 16h, na Avenida Bernardo, conjunto Radional II, QD F, número 50. No dia 13, no prédio da Polícia Civil, localizado na Avenida Magalhães Barata, 209, de 8h às 16h. Dia 14, no Hospital Ophir Loyola, Avenida Magalhães Barata, 992, de 8h às 16h. Outras ações estão programadas até o final deste mês e serão gradativamente divulgadas nas redes sociais do Hemopa e na mídia.

Quem pode doar sangue

Para ser um candidato à doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.

Na Região Metropolitana de Belém, as doações de sangue podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 17h, tanto no Hemocentro Coordenador (Padre Eutíquio, 2109) quanto na Estação de Coleta Castanheira (acesso ao Pórtico Metrópole). De segunda a sexta-feira, de 10h às 17h, na Estação de Coleta Pátio Belém, no primeiro piso do Shopping Pátio Belém, dentro da Estação Cidadania. Toda última semana do mês, o Hemopa também está na Estação Cidadania Icoaraci.

(Com informações do Hemopa)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias