plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Seis dicas para fazer a segunda prova do Enem com segurança

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já foi cumprida. Agora, os estudantes já podem seguir para a segunda prova, no próximo domingo (11), com a confiança de já conhecerem os locais de prova e a dinâmica do concurso. Ainda assim, tal v

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já foi cumprida. Agora, os estudantes já podem seguir para a segunda prova, no próximo domingo (11), com a confiança de já conhecerem os locais de prova e a dinâmica do concurso. Ainda assim, tal vantagem em relação à prova anterior não elimina por completo a ansiedade de quem aguarda por este momento o ano todo. Para que tudo saia como o esperado, professores dão algumas dicas.

Professor de matemática do Ideal, Hícaro Galante destaca que é fundamental que o estudante busque manter a calma no momento da prova. “É preciso tranquilidade para analisar a questão. Se o aluno ver que a questão é muito difícil, que não está conseguindo resolver, pula para a próxima”, recomenda. “O candidato do Enem tem de se preocupar principalmente com as questões fáceis e com as médias”.

Além da preparação técnica para a resolução das questões, o professor de biologia do Ideal, Marcelo Brito, ressalta que ter uma boa noite de sono na véspera do exame deve fazer parte da preparação. “O descanso no dia anterior para que o aluno possa acordar bem e desenvolver bem a prova é um fator que pesa muito”, considera. “Também é importante levar uma água, considerar o clima da nossa região”.

Para a estudante Gabriela Feijão, 18, a definição do que ela levará para a segunda prova do Enem terá como vantagem a experiência já vivenciada na primeira prova, no último domingo (4). “Eu levei dois sanduíches para a prova e não consegui comer nem um. Então dessa vez eu vou levar alguma coisa que seja mais prática para comer, como uvas, por exemplo”.

Gabriela tenta uma vaga no curso de Medicina e conta que, durante a última semana de preparação para a primeira prova, não deixou de estudar totalmente. Estratégia que deve seguir para a segunda etapa. “Nós já enfrentamos uma pressão psicológica muito grande, então não adianta se desesperar para tentar aprender o que não sabemos. Agora é consolidar o que nós aprendemos e fazer exercícios para revisar”, explica.

Também pleiteante a uma vaga na faculdade de Medicina, a estudante Ingrid Dias Nascimento, 19, tem tentado esquecer a primeira prova e focar na segunda. “Eu assisto às aulas dessa última semana e em casa busco revisar o que eu vi na aula. Acredito que, nesse momento, o que os professores estão abordando é justamente o que tem mais chance de cair na prova”.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias