plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Empreendedores mostram que criatividade e competência são soluções contra a crise

A crise obrigou o brasileiro a pensar "fora da caixa" e buscar o ganha pão de inúmeras formas. Nos últimos três anos, mais de 11 milhões de empresas foram criadas por necessidades apenas no Brasil. O relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) vai

A crise obrigou o brasileiro a pensar "fora da caixa" e buscar o ganha pão de inúmeras formas. Nos últimos três anos, mais de 11 milhões de empresas foram criadas por necessidades apenas no Brasil. O relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) vai mais além e crava: quase 50 milhões de brasileiros já empreenderam ou realizaram, no ano de 2017, alguma ação visando a criação de um empreendimento em um futuro próximo.

"O empreendedorismo parte de um movimento que quer mudanças, seja solucionando problemas ou encontrando oportunidades, pessoas que sentem a necessidade de estar ativamente trabalhando pelo que acreditam, com determinação, planejamento, foco e muito trabalho", diz Suze Oliveira, coordenadora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Júnior (NIEJ), do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), que trabalha com cerca de 400 alunos de diferentes cursos da universidade.

Cursos com o tema estão cada vez mais em alta e eventos em universidades trazem essa realidade ao alunado a todo instante. Neste mês, por exemplo, temos a Semana Global do Empreendedorismo sendo realizada em mais de 160 países, oportunidade perfeita para curiosos e profissionais trocarem ideias, inspirações, compartilharem experiências e apresentarem casos de sucesso.

"O NIEJ estimula, trazendo ferramentas de projetos e empreendedorismo, promove encontros com empresas, organizações e, principalmente, entre eles, dessa forma os alunos têm a aprender uns com os outros e criar uma grande rede de relacionamento", explica a coordenadora.


Mariana Britto é empresária e dona de um restaurante na capital paraense (Foto: Arquivo Pessoal)

"ENQUANTO UNS CHORAM, OUTROS VENDEM LENÇOS"

De uma forma ou de outra, empreender está no sangue de todos nós. Casos de sucesso costumam aparecer frequentemente. O vendedor de água Rick Chesther é exemplo disso. O carioca perdeu quase tudo, mas se reergueu praticamente do zero, sendo chamado posteriormente para palestrar na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, na conferência internacional "Brivile Conference", evento que recebe grandes nomes do empreendedorismo, da gestão empresarial e palestrantes de diversas áreas.

"Não existe uma receita de bolo para empreender, cada empreendedor segue um caminho diferente", pontua Suze, do NIEJ.

De fato, existem casos e casos. Mariana Britto conhece bem essa realidade. Ela é empresária, dona de um restaurante de sucesso na capital paraense. "Desde que eu comecei o curso de administração tive o objetivo de abrir meu próprio negócio".

Tudo começou após ser convidada para participar de uma sociedade. "O antigo proprietário do restaurante e o sócio dele [meu irmão] me chamaram para reformular o lugar, mas não deu certo, então meu irmão e eu decidimos abrir o nosso próprio espaço", recorda.


Equipe de trabalho (Foto: Arquivo Pessoal)

Um ano após a criação do restaurante, sentiu a necessidade de expandir o negócio e passou a oferecer serviços de festa e buffet. "A ideia veio logo depois do meu casamento. Agora oferecemos um espaço de decoração, com buffet de qualidade e pacotes com preços acessíveis", garante.

Atualmente ela e o irmão gerenciam uma equipe de 60 funcionários, distribuídos em três empreendimentos: o restaurante, o salão de festas e a hamburgueria. "Hoje eu reconheço que o nosso restaurante atingiu o objetivo de ser bastante conhecido na cidade, temos um público fiel e espero que nós continuemos a manter o serviço de qualidade que o público tanto aprova".


Suze Oliveira é coordenadora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Júnior (NIEJ), do Cesupa (Foto: Arquivo Pessoal)

COORDENADORA DÁ DICAS

A receita de bolo, de fato, não existe, mas eis um ingrediente que não pode faltar: preparo. Suze Oliveira dá dicas e comportamentos para aqueles que querem desbravar o mundo do empreendedorismo.

  • Oportunidades

"É importante estar sempre em busca de oportunidades, tem que gostar de resolver problemas e ter iniciativa para buscar informações e interagir muito com as pessoas. Sugiro estudar Design Thinking para criar o que se deseja".

  • Ferramentas certas em mãos

"É importante traçar metas e ter compromisso e persistência para cumprir.E durante todo o processo, utilizar ferramentas de planejamento, pois as mesmas te auxiliam em identificar problemas, cenários, planejar metas e gerir tudo de forma estruturada."

  • Fique antenado!

"Ficar atento aos eventos de empreendedorismo que estão acontecendo na cidade, temos muitos, o Açaí Valley é uma boa comunidade para interagir. É importante se manter atualizado, pois as a velocidade das mudanças está cada vez maior, se você não acompanhar o que está mudando, fica de fora desse mundo chamado empreendedorismo."

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CESUPA!

Ao todo, mais de 2.500 vagas são ofertadas para os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Administração, Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Civil 4.0, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção no Vestibular Cesupa 2019.

Os interessados em concorrer a uma dessas vagas têm até às 18h do dia 08 de novembro para se inscreverem no Vestibular Cesupa através do site www.cesupa.br. A prova será aplicada no dia 18 de novembro.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias