plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Às vésperas do Dia de Finados, cemitérios públicos de Belém estão abandonados

A falta de manutenção e insegurança afastam quem pretende zelar pelo túmulo do ente querido ou prestar homenagens a quem já partiu nos cemitérios de Belém. E com a chegada do Dia dos Finados, na próxima sexta-feira (2), a Prefeitura de Belém tenta reverte

A falta de manutenção e insegurança afastam quem pretende zelar pelo túmulo do ente querido ou prestar homenagens a quem já partiu nos cemitérios de Belém. E com a chegada do Dia dos Finados, na próxima sexta-feira (2), a Prefeitura de Belém tenta reverter o cenário de abandono nesses espaços promovendo mutirões de limpeza, mesmo que isso seja insuficiente.

No cemitério Santa Izabel, na avenida José Bonifácio, bairro do Guamá, algumas sepulturas se perdem em meio ao mato alto. Várias delas estão abertas e até com restos mortais expostos, como crânios e mandíbulas, por exemplo. Em outras, as lápides de mármores estão quebradas. Diante do cenário, Leandro Borges, 42 anos, e a mãe Rosali Borges, 62, contratam pessoas para manter limpas as sepulturas do pai e do avô, uma forma de respeito. “É importante fazer isso em memória dos nossos entes queridos. É a família quem contrata alguém pra limpar. Infelizmente é um espaço que deveria ser bem mais cuidado pela prefeitura”, comenta.

Um zelador do cemitério que trabalha há 30 anos no local, mas preferiu não ser identificado, afirma que além da falta de manutenção regular, o local é inseguro. “Os roubos acontecem todos os dias, principalmente à noite. Os ladrões costumam levar o bronze ao redor da lápide, até o mármore”, comentou.

Em outros cemitérios, como o do bairro do Tapanã, o cenário de sujeira e abandono é semelhante. No Tapanã, por exemplo, no momento em que a reportagem esteve no local, na última semana, Luiz Almeida, que trabalha há mais de 10 anos na portaria, alertou que era perigoso percorrer o espaço. “Segurança não tem. Por conta do mato, não temos visão para mais longe. E é exatamente onde ocorrem os roubos, consumo de drogas”, explica.

Segundo a Prefeitura, o mutirão de limpeza dos cemitérios conta com equipes das secretarias municipais de Saneamento (Sesan) e Meio Ambiente (Semma), além do serviço de poda das árvores. No Santa Izabel, são esperados em torno de 40 mil visitantes; no segundo maior, o São Jorge, cerca de 25 mil. Nos cemitérios públicos do Tapanã e Santa Izabel, no distrito de Icoaraci, administrados pela Agência Distrital, a prefeitura informa que as equipes de limpeza também estão atuando desde a semana passada. O cemitério do Tapanã recebeu postes novos e iluminação em LED, além de pintura e reforma no telhado.

Para o Dia de Finados, a administração informa que a Guarda Municipal de Belém elaborou um planejamento operacional que vai atuar nos principais cemitérios de Belém a partir da quinta-feira, 01 até a sexta-feira, 02, om efetivo de 160 homens divididos por turno (80 por turno) e por dia.

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias