plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Agredidos por apoiadores de Márcio Miranda vão ao MPF

Um grupo de apoiadores do candidato ao Governo do Estado, Helder Barbalho (MDB), no município de São João de Pirabas, nordeste paraense, ingressou nesta segunda-feira (22) com uma ação no Ministério Público Federal (MPF) solicitando apuração de crime elei

Um grupo de apoiadores do candidato ao Governo do Estado, Helder Barbalho (MDB), no município de São João de Pirabas, nordeste paraense, ingressou nesta segunda-feira (22) com uma ação no Ministério Público Federal (MPF) solicitando apuração de crime eleitoral e de agressão física.

Os correligionários sofreram um ato de violência na manhã do último sábado (21), em Pirabas, por um grupo de pessoas que trabalha na campanha do candidato Márcio Miranda (DEM). As cenas de violência foram registradas em vídeos e fotos, anexados à ação.

Presidente do MDB Mulher de Pirabas e membro da equipe de coordenação de campanha de Helder Barbalho naquele município, Ana Claudia de Moraes Neves explicou que seguia com mais quatro pessoas em seu veículo para fazer uma mobilização em uma vila próxima à cidade. Neste momento, eles avistaram correligionários do candidato do DEM em um veículo, na avenida principal do bairro Piracema, dentro da cidade.

“A gente sabe que aquela Montana (veículo) presta serviços para a Prefeitura, então configurou-se ali crime eleitoral, uso da máquina municipal para a campanha política, o que a Lei Eleitoral proíbe. Batemos foto e isso gerou a violência, porque eles nos seguiram. Dois carros cercaram o nosso veículo, com um contingente de 20 homens vestidos de amarelo”, relata Claudia, ao dizer que o ato ocorreu na rodovia PA-444, sentido saída da cidade, passando a barreira da Guarda Municipal.

O caso foi registrado na delegacia da cidade, onde os correligionários do MDB registraram Boletim de Ocorrência e um inquérito foi aberto pelo Superintendente Regional do Caeté, delegado Alberone Lobato. Claudia ressaltou que seu veículo ficou depredado e que hoje o grupo deve registrar o caso também junto à Polícia Federal, solicitando a garantia de segurança dos correligionários antes e no dia do pleito do segundo turno.

“Entregamos laudos técnicos de perícia de corpo de delito, boletins de ocorrências, fotos, vídeo, para que possamos fazer justiça. Estamos há 54 dias em campanha e acredito que todas as equipes do Helder são pacíficas. Então não podemos admitir esse tipo de postura. Vamos hoje à Polícia Federal para solicitar a presença deles no dia do pleito, porque se aconteceu sete dias antes, imagina no dia da eleição. Tememos pelas nossas vidas”, reforça.

ENTENDA

Parte da agressão foi filmada com a câmera de um aparelho celular e as imagens foram compartilhadas nas redes sociais. Um dos vídeos mostra o momento exato em que dois homens vestidos com camisas da campanha de Márcio Miranda desferem socos e chutes em dois rapazes que estão dentro de um carro e que trabalham para divulgar a campanha de Helder por São João de Pirabas.

Um dos agressores ainda tenta tirar, a força, uma das vítimas do interior do veículo. Além da camisa do candidato ele ainda tem nas mãos uma bandeira da campanha de Márcio Miranda que por pouco não funcionou como uma arma branca na confusão. Outros homens – também vestidos com a camisa do candidato do DEM – aparecem nas imagens e nada fazem para impedir a situação.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias