plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Elcione defende união da bancada pelo PA

Eleita para seu sexto mandato na Câmara Federal, ficando em 8º lugar entre todos os deputados reeleitos, a deputada Elcione Barbalho (MDB) vai enfrentar grandes desafios nos próximos 4 anos. Reconhecida internacionalmente como uma das principais defensora

Eleita para seu sexto mandato na Câmara Federal, ficando em 8º lugar entre todos os deputados reeleitos, a deputada Elcione Barbalho (MDB) vai enfrentar grandes desafios nos próximos 4 anos. Reconhecida internacionalmente como uma das principais defensoras da maior participação feminina na política, ela viu essa parcela crescer no parlamento na eleição de domingo (7). Por outro lado, ao representar o Brasil em conferências internacionais no combate à violência contra a mulher, vê esse flagelo crescer de forma assustadora nos dois últimos anos em nosso país.

“É algo espantoso e que vai exigir de todos nós muita reflexão e muito trabalho para entender em que momento nossos mecanismos de defesa das mulheres começaram a falhar de tal maneira que permitiram tantos registros de feminicídios, sobretudo ao longo deste ano”, diz ela que foi a 1ª Procuradora da Mulher de um Parlamento da América Latina.

Elcione lembra que -usando dados de 2017-, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontava que o número de homicídios praticados contra mulheres no Brasil registrava aumento entre 2016 e 2017.

“O aumento do número de feminicídios, que é a morte em razão do menosprezo ao gênero da vítima, subiu, em 2017, comparado com o ano anterior, de 929 para 1.133 em todo o país. Em 2018 vimos esse tipo de crime bárbaro explodir, o que abriu um alerta para que nossa atuação seja mais efetiva”, ressalta a deputada, que é a única mulher paraense eleita para os próximos 4 anos na bancada federal paraense, composta por 17 deputados federais e três senadores.

Além do trabalho voltado para a defesa das mulheres, Elcione informa que, juntamente com os parlamentares eleitos para representar o Pará, vai trabalhar para que o Estado tenha maior representatividade em âmbito nacional.

DESENVOLVIMENTO

“Não podemos perder o foco de desenvolvimento. Nosso Estado precisa de apoio e união de todos os que foram eleitos para representa-lo em Brasília, independentemente de orientação partidária”, diz.

“Nossa bancada é pequena em comparação ao número de parlamentares que representam outros estados. É por isso que estou aqui desde já, conclamando os colegas para que possamos trabalhar unidos para lutar pelas pautas que interessam ao Pará e aos demais estados da Amazônia e fazer frente a outros entes federativos que conseguem lutar unidos pelos interesses de suas regiões. É muito importante que todos cheguem a Brasília já com esse pensamento de luta e união”, declara Elcione Barbalho. “É isso o que espero de todos os colegas que estão chegando pela primeira vez ao Congresso Nacional, que a gente possa trabalhar juntos em favor do nosso Pará e de nossa gente”.

HISTÓRICO

Elcione concorreu pela primeira vez em 1994 a um cargo eletivo e foi eleita a deputada federal mais votada do Brasil, em votos proporcionais, com 153.860 votos para a legislatura de 1995-1999. Foi reeleita para os mandatos de 1999-2003, 2007-2011, 2011-2015, 2015-2018 e agora para mais 4 anos.

Na Câmara dos Deputados, atuou junto às Comissões da Amazônia e de Seguridade Social e Família, bem como na defesa dos direitos da Mulher e da Criança e do Adolescente. Foi vice-presidente de uma das mais importantes Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) da história do parlamento, a CPI do Narcotráfico. Em 2009, foi a única mulher da delegação brasileira, convidada pelo governo Norte Americano, a participar, como observadora internacional, do pleito que elegeu o presidente Barack Obama.

Foi vice-líder do Bloco PMDB, PTB, PSC, PTC (2007-2009); e presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, uma das mais importantes das 20 Comissões Temáticas da Câmara (2009).

É presidente de honra do PMDB-Mulher e presidente do PMDB-Mulher do Pará. Foi a primeira Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, cargo que faz parte da estrutura administrativa da Câmara Federal e primeiro órgão de direção na história da Câmara dos Deputados ocupado por uma mulher.

(Luiza Mello/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias