plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Bosque Rodrigues Alves apresenta sinais de abandono

Um dos principais espaços de lazer de Belém, o Bosque Rodrigues Alves está totalmente abandonado. Sem manutenção, o espaço está com parte do seu patrimônio com áreas sujas, quebradas e oferecendo risco aos visitantes. Sem atrativos, a área já não é mais f

Um dos principais espaços de lazer de Belém, o Bosque Rodrigues Alves está totalmente abandonado. Sem manutenção, o espaço está com parte do seu patrimônio com áreas sujas, quebradas e oferecendo risco aos visitantes. Sem atrativos, a área já não é mais frequentada como antigamente. A precarização começa logo na entrada. A fachada está completamente pichada. Os bancos centenários datados ainda de 1903 encontram-se rachados. As placas de identificação dos espaços internos estão enferrujadas e apagadas.


(Foto: Irene Almeida/Diário do Pará)

Uma área que chamava a atenção dos visitantes era o lago da Iara, a sereia amazônica. Além de sujo, o local está repleto de folha e lodo. A entrada de acesso ao lago está interditada e a roleta quebrada. A canoa que antes oferecia opção de lazer às crianças só funciona aos finais de semana. A rede está rasgada e a mureta desabando. Parte dos quiosques de palha servem apenas de depósito de cadeiras.

No parquinho infantil, parte dos brinquedos contém tábuas soltas, oferecendo risco às crianças. Os banheiros, embora limpos, também necessitam de manutenção. Das três portas, apenas uma possui fechadura, as demais estão quebradas. Vasos sanitários, torneira, pia e caixa de descarga estão obsoletas e necessitando de troca. O teto está cheio de goteiras em função das telhas quebradas. Até mesmo o monumento do Fundador, Rodrigues Alves, está sem a placa de identificação.


(Foto: Irene Almeida/Diário do Pará)

Com tanto descaso, a fauna e a flora característicos do Bosque, considerado o Jardim Botânico da Amazônia, ficaram prejudicadas. Quem circula pelo espaço já não encontra mais tantos animais como antes. A casa da Arara-azul, por exemplo, uma das espécies mais exóticas do Bosque, está desativada.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), informa que o Bosque passa por serviços de manutenção toda segunda-feira e que a limpeza é realizada diariamente.

A Semma também informa que os brinquedos recebem manutenções periodicamente e que gradativamente troca bancos danificados. Sobre os banheiros e os demais espaços, a Prefeitura reforça o cuidado necessário que todos devem ter com os espaços públicos.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias