plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Obras atrasadas do BRT afugentam clientes e dão prejuízos às lojas

Com o atraso nas obras do BRT no segundo trecho da avenida Augusto Montenegro, em Belém, iniciadas em 2016, os comerciantes da região sentem no bolso a queda das vendas e a fuga dos clientes. Em uma loja de material de construção, dos 30 funcionários rest

Com o atraso nas obras do BRT no segundo trecho da avenida Augusto Montenegro, em Belém, iniciadas em 2016, os comerciantes da região sentem no bolso a queda das vendas e a fuga dos clientes. Em uma loja de material de construção, dos 30 funcionários restaram apenas cinco. Além disso, o grande galpão e o número de produtos foram reduzidos e apenas um dos caminhões para entrega de materiais é utilizado atualmente, e o restante fica parado na garagem.

O gerente, Narmínio Rodrigues, diz que a loja existe há 20 anos no mesmo ponto e nunca tinha passado por uma crise tão grande. “Essa obra nos derrubou. O patrão só está aqui porque o prédio é dele. O trânsito trava, as pessoas não querem vir pra cá, dizem logo que não querem se meter nessa bagunça”, reclama. Ele espera que as obras do BRT terminem para que as vendas voltem pelo menos à metade do normal. A queda foi de 90%.

A vendedora Ilana Tayse Pereira, que trabalha há três anos no local, ficou assustada com a situação das vendas. “Foi uma queda muito drástica, eu tenho filho e a gente fica com medo de perder o emprego. Tinha muito cliente do Jurunas, Guamá, agora não tem mais”, contou. Ela também disse que outro problema é a poeira intensa, o que fez aumentar o tempo com a limpeza da loja e afugenta os consumidores.


(Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará)

FECHAMENTO

Em um comércio de aços, o problema se repete: as vendas chegaram a cair 60%, de acordo com o gerente, Armínio Beltrão. Ele acredita que as péssimas condições de tráfego fazem com que os clientes não trafeguem pela Augusto Montenegro. “Tem muito engarrafamento. Se você vier entre 17h e 17h30, é uma verdadeira loucura. Para tudo. Espero que meu neto, que tem seis anos, quando tiver 20 pelo menos veja essa obra pronta”, disse, sem esperanças de que as obras encerrem em um prazo breve.

Também numa floricultura da via, o vendedor Antônio Maciel Vilela confirma que a situação não é das melhores e que já viu várias outras lojas fecharem na redondeza. “É muito transtorno, ninguém quer vir pra cá”, disse.

RESPOSTA

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) informou, em nota, que as obras no segundo trecho da avenida Augusto Montenegro, que tem 3,6 quilômetros, já foram concluídas e a Prefeitura de Belém irá entregar, oficialmente, no dia 29, a estrutura do Sistema Bus Rapid Transit (BRT), no trecho entre o cruzamento da avenida Centenário e entrada da avenida Mario Covas. A secretaria disse ainda que as obras seguem no terceiro trecho, entre o Tapanã e Icoaraci.

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias