plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Estado terá 69 mil mesários trabalhando no dia das eleições

As Eleições 2018 devem mobilizar cerca de dois milhões de mesários em todo país, sendo que 50% deles se ofereceram para o trabalhar de forma voluntária. O mesário é o representante da Justiça Eleitoral na seção de votação. Logo, cabe a ele receber e ident

As Eleições 2018 devem mobilizar cerca de dois milhões de mesários em todo país, sendo que 50% deles se ofereceram para o trabalhar de forma voluntária. O mesário é o representante da Justiça Eleitoral na seção de votação. Logo, cabe a ele receber e identificar o eleitor – seja pela verificação de documentos e coleta de assinaturas ou pela verificação biométrica –, compor as mesas de votos e justificativas, fiscalizar e desempenhar tarefas logísticas e de organização da seção para a qual foi designado. No Pará, foram selecionados 69.138 mesários, além de 783 convocados como Membro da Junta Apuradora.

Desde agosto, os Cartórios Eleitorais estão realizando cursos de capacitação para atualizar os prestadores de serviços no que diz respeito as novidades do pleito deste ano. Dentre os assuntos abordados estão as funções de cada integrante da mesa apuradora de votos, a utilização do E-Título como documento oficial do eleitor, tratamento adequado a pessoas com o nome social, idosos, pessoas com deficiência, votação biométrica, entre outros. Este ano, 54 municípios paraenses vão realizar a votação através da biometria, identificando os eleitores pela impressão digital. O processo é um avanço da Justiça Eleitoral quanto a garantia do voto seguro e único.

TREINAMENTO

O treinamento de mesários ocorre nas modalidades presencial e a distância. Neste ano, a Justiça Eleitoral preparara cerca de 180 mil mesários por meio de curso a distância. Quem trabalhar na eleição também poderá utilizar o aplicativo Mesário, ferramenta que disponibiliza informações complementares ao treinamento e pode ser obtida gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store. Criado em 2016, o App reúne informações para quem foi convocado ou se voluntariou para atuar nas eleições.

A ferramenta - que está com nova interface neste ano - permite acesso direto a todas as informações de interesse dos mesários de modo rápido e intuitivo, responde a dúvidas que possam surgir e ainda oferece links de acesso para conteúdos on-line e off-line, como manuais e vídeos de treinamento, passo a passo para o dia da eleição e uma série de perguntas e respostas para orientar a atuação do mesário. Pelo App, também são enviadas notificações, avisos e alertas dos TREs. Após as eleições, o mesário tem acesso a um formulário para feedback à Justiça Eleitoral.

BENEFÍCIOS - MESÁRIOS

O eleitor que atua como mesário, além de contribuir para a realização das eleições, tem direito à dispensa do serviço pelo dobro de dias e ao desempate em concursos da Justiça Eleitoral, quando prevista essa possibilidade no edital do certame.

TRE pediu forças federais para 60 municípios do Pará

Na última quarta-feira (19), militares do Exército Brasileiro do Comando Militar do Norte da 8ª Região receberam os representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, com o intuito de abordar e esclarecer as dúvidas referente ao processo Eleitoral 2018. Diante de uma análise técnica, ficou definido a necessidade do uso das forças federais em 60 municípios paraenses.

Ao decorrer deste ano, o Tribunal participou de várias reuniões com os órgãos de segurança e de trânsito do estado do Pará, para definir a atuação de cada órgão durante o pleito. O TRE solicitou ao TSE e aguarda posicionamento. No entanto, já há um planejamento de atuação.

Felipe Brito, Secretário de Tecnologia do TRE, falou sobre a segurança da urna e a utilização da Biometria como nova tecnologia de identificação do eleitor, além de demonstrar como funciona o sistema de apuração dos resultados através da tecnologia de transmissão satelital, que é o sistema mais indicado para localidades de
difícil acesso.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias