plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Vice-presidente executivo da Hydro será ouvido hoje em CPI

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Barcarena , da Assembleia Legislativa do Pará, ouve hoje (10), a partir das 9h, John Thuestad, vice-presidente executivo da área de negócios de bauxita e alumina da Norsk Hydro, nas investigações sobre danos so

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Barcarena , da Assembleia Legislativa do Pará, ouve hoje (10), a partir das 9h, John Thuestad, vice-presidente executivo da área de negócios de bauxita e alumina da Norsk Hydro, nas investigações sobre danos sociais e ambientais na BaciadoRioPará.

A CPI foi motivada pelo acidente ambiental ocorrido nas dependências da Hydro Alunorte em Barcarena, nos dias 16 e 17 de fevereiro deste ano. Depois de uma forte chuva, teria ocorrido o despejo de rejeitos no Rio Murucupi através do “canal velho”, que não estava habilitado para nenhuma operação pelos órgãos ambientais.

O depoimento de Thuestad é importante porque trata-se de um executivo com mais de 30 anos de experiência internacional na indústria de mineração e metais. No entanto, os deputados não abrem mão de ouvir ainda o presidente mundial da gigante norueguesa, Svein Brandtzaeg.

Esta será a 23ª oitiva da CPI, instalada em março passado. Até agora, foram ouvidos mais de 50 depoimentos, entre autoridades governamentais, estaduais e municipais, moradores de comunidades afetadas, pesquisadores, médicos, responsáveis por gravações de imagens, diretores de órgãos ambientais e da empresaHydroAlunorte.

A CPI já recolheu inquéritos policiais e outros documentos, como laudos oficiais e públicos, resultados de pesquisas, pareceres técnicos, imagens de vídeo e fotográficas, estudos publicados, matérias de jornais, revistas, cobertura nas redes sociais e em emissoras de rádio e TV.

VIAGENS

Foram realizadas viagens de inspeção às dependências da empresa, assim como da Imerys Caulim e às minas de extração da Hydro, em Paragominas, e de extração de bauxita, em Oriximiná, da mineradora Rio do Norte, na qual a Hydro tem participação acionária. A Hydro-Alunorte em Barcarena refina a bauxita vinda de Paragominas e Trombetas.

HYDRO - A Hydro é considerada a maior refinaria de alumina do mundo. Integrante de um conglomerado industrial norueguês, a Norsk Hydro ASA. Sua sede fica em Oslo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias