plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Crianças autistas vencem barreiras durante experiência em aeroporto

A tarde do último sábado (1º) foi especial para cerca de 80 crianças autistas de Belém. Elas participaram do Programa de Visitas da Infraero, no Aeroporto Internacional de Val-de-Cans. O grupo foi levado para conhecer as principais áreas internas do local

A tarde do último sábado (1º) foi especial para cerca de 80 crianças autistas de Belém. Elas participaram do Programa de Visitas da Infraero, no Aeroporto Internacional de Val-de-Cans. O grupo foi levado para conhecer as principais áreas internas do local, bem como os procedimentos realizados antes de uma viagem de avião.

Na área interna, os futuros viajantes acessaram a sala de embarque internacional, a de fiscalização e até puderam entrar em uma aeronave com direito a serviço de bordo. O superintendente do aeroporto, Fábio Rodrigues, explica que a visita faz parte de uma frente de inclusão social, na qual a instituição tenta mostrar que está apta a receber qualquer usuário. É também uma forma de preparar a equipe para recepcionar passageiros especiais, oportunizando a eles o melhor serviço possível.

“Tentamos fazer dessa experiência uma espécie de capacitação para que os nossos clientes, inclusive os que necessitam de algum atendimento especial, tenham uma viagem tranquila”, afirmou.

Para os pais, a visita oportuniza novas vivências e superações, já que o autista, em geral, tem bloqueio para viagens, dificuldade de interagir com outras pessoas e podem apresentar comportamento de inquietude e entusiasmo exagerado perante o ambiente do voo.

A perita criminal Adelina Furtado, 46, levou os dois filhos autistas para conhecer o aeroporto. “Qualquer novidade ajuda no desenvolvimento deles e na socialização”, destaca.

EVOLUÇÃO

Luiz Eduardo, de dez anos, fez até pose para fotos na cabine. A mãe, Plícia Cordeiro, de 40 anos, garante que o resultado dessas visitas é sempre positivo. “Aqui, ele está bem e eufórico. Meu filho não tem medo de avião, mas sair da rotina para um autista é um tanto complicado, mas necessário”, afirma Plícia.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias