plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Jarbas Vasconcelos lança livro sobre colonização na Amazônia

O Advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil -Seção Pará (OAB-PA), Jarbas Vasconcelos, realiza uma noite de autógrafos hoje (30), a partir das 17h, na sede da Associação da Advocacia Trabalhista do Estado do Pará (Atep), do livro “A

O Advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil -Seção Pará (OAB-PA), Jarbas Vasconcelos, realiza uma noite de autógrafos hoje (30), a partir das 17h, na sede da Associação da Advocacia Trabalhista do Estado do Pará (Atep), do livro “A Constitucionalização da Colonização Interna”, resultado da tese de mestrado defendida em abril deste ano, na Universidade da Amazônia – Unama.

O livro apresenta, de forma inédita, o processo histórico que levou o Pará à condição de estado colonizado e subdesenvolvido e avalia as causas constitucionais que fazem do Norte do Brasil uma região dependente do ponto de vista político e econômico do resto do País.

A publicação questiona, por exemplo, o fato de os estados da região serem impedidos pela Constituição de tributar o comércio de seus dois principais produtos: energia e minérios. Questiona, ainda, a dependência desses entes federativos e seus respectivos municípios em relação à transferência de receitas.

Entre as conclusões do livro está relacionada ao artigo 20 da Constituição, que assegura à União a propriedade de todos os recursos naturais existentes na Amazônia, como água e minérios. “O artigo, nesse caso, funciona como regra de antiefetividade da Constituição, porque suprime a capacidade governativa dos estados sobre suas principais riquezas, fazendo-os perder autonomia federativa frente à União”, diz Jarbas.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias