plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Elcione quer Luz Para Todos no Marajó

Imaginar que em plena era da informática, com avanços crescentes na comunicação digital, milhares de pessoas em todo o país ainda vivem o isolamento de não ter energia elétrica em suas comunidades. Pior é imaginar que isso possa afetar uma região cuja pop

Imaginar que em plena era da informática, com avanços crescentes na comunicação digital, milhares de pessoas em todo o país ainda vivem o isolamento de não ter energia elétrica em suas comunidades. Pior é imaginar que isso possa afetar uma região cuja população é de mais de meio milhão de habitantes. Essa é a realidade de muitos que habitam o Arquipélago do Marajó, onde na maioria das comunidades ribeirinhas a iluminação ainda é feita por lampiões e velas.

Mesmo após 15 anos de seu lançamento, o Programa Luz Para Todos do governo federal não conseguiu resolver o problema de isolamento, principalmente na região amazônica. Ao longo dos últimos anos, a deputada federal Elcione Barbalho (MDB – PA) tem lutado para inserir o Marajó nos programas de apoio a comunidades carentes.

Tão logo tomou conhecimento do novo decreto que prorrogou o programa Luz para Todos até 2022, Elcione Barbalho procurou o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco para solicitar a inserção do Marajó nesta nova etapa do Luz Para Todos, advertindo que é no arquipélago que se concentram os piores índices sociais do Brasil.
“Os desafios que enfrentamos para fazer com que o governo federal abra os olhos para o Marajó são imensos. Estou mais uma vez pedindo que apoiem as comunidades que vivem sem energia nessa imensa região. Não ter energia deixou de ser algo romântico a partir do momento em que a eletricidade salva vidas”.

OUTRAS ÁREAS

Além do apelo feito para o Marajó, a deputada também solicitou a inclusão das comunidades rurais das ilhas do município de Abaetetuba. São mais de 72 ilhas que abrigam, em sua maioria, famílias de produtores rurais. “As famílias que vivem nessas ilhas, assim como no Marajó, precisam ter escolas funcionando com equipamentos tecnológicos. Precisam ter hospitais. Precisam ter postos de saúde onde as vacinas possam ser armazenadas. Me pergunto: quando é que o Brasil vai perceber que no Pará a realidade é completamente diferente do que acontece no restante do país”, questiona a deputada Elcione Barbalho.

Lançado em 2003, com o objetivo de levar energia às famílias mais pobres e sem acesso à luz elétrica, o programa Luz Para Todos terminaria neste ano. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, com a prorrogação do Luz para Todos, a “universalização plena” do acesso à energia elétrica no país deve alcançar mais de 2 milhões de pessoas do meio rural. A prorrogação por mais quatro anos, segundo a pasta, permitirá a conclusão das obras e dos contratos em andamento. Até dezembro de 2017, mais de 16 milhões de pessoas foram beneficiadas pelo programa.

A parlamentar já havia enviado dois ofícios para o Ministério em março e julho deste ano, em busca de melhorias (Imagens: Divulgação)

(Luiza Mello de Brasília)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias