plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pará espera vacinar 595 mil crianças; campanha começa nesta segunda (6)

Com o objetivo de garantir a imunização de 595 mil crianças no Pará, começa nesta segunda-feira (6) a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo, que terá duração até o próximo dia 31. No Estado, a campanha será promovida nos 144 mun

Com o objetivo de garantir a imunização de 595 mil crianças no Pará, começa nesta segunda-feira (6) a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo, que terá duração até o próximo dia 31. No Estado, a campanha será promovida nos 144 municípios, com vacinas disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O público-alvo da campanha são crianças com idades de um a menores de cinco anos. Mesmo as crianças que estiverem com o calendário vacinal em dia devem procurar as unidades para reforçar a proteção.

O dia D de mobilização nacional ocorrerá em um sábado, dia 18, quando mais pontos de vacinação, os chamados volantes – situados em igrejas e shoppings, por exemplo – estarão ofertando as doses. No Pará foram identificados três casos de sarampo importados. São pessoas que contraíram a doença em outros estados e chegaram doentes em solo paraense, sendo um na cidade de Terra Santa, um em Juruti, ambos na região oeste, e um em Belém, identificado em um índio venezuelano.

“Decidimos, de forma estratégica, antecipar a campanha de vacinação nos municípios do Baixo Amazonas, porque têm o maior fluxo de pessoas que se deslocam por barcos e avião. Começamos dia 23 de julho”, explicou o titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Vitor Mateus, em entrevista coletiva concedida ontem à tarde, na sede do órgão.

O secretário acrescenta que, com relação aos casos importados, foi feito o devido bloqueio vacinal nas áreas para impedir a disseminação da doença. O mesmo ocorre com os casos suspeitos que aguardam o resultado de exames. “Estamos fazendo intervenção de bloqueio quando ocorre suspeita e confirmação de casos, vacinando todo o quarteirão no entorno onde moram essas pessoas para dar garantia de cobertura. A vacina é hoje a melhor arma que nós temos para dar imunidade e proteção às pessoas”, frisa.

MOBILIZAÇÃO

O secretário acrescenta ainda que a Sespa pede que pais, professores e todos responsáveis por crianças para leva-las até o posto, inclusive crianças que já foram vacinadas.

Coordenadora Estadual de Imunização, Jaíra Ataíde reforça que a meta é vacinar pelo menos 95% do público-alvo de crianças. “Os municípios têm suas estratégias para atender crianças de áreas mais distantes, assentamentos e ribeirinhas também. O Pará tem como meta 595 mil crianças para vacinas, independente de já terem feito alguma dose de sarampo ou da anti-pólio”, acrescenta a coordenadora.

PROGRAMAÇÃO

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e poliomelite começa nesta segunda-feira (6), em todo o país. Crianças de um a menores de cinco anos de idade são os alvos.

A campanha vai até 31 de agosto em todas as unidades de saúde. O Dia D de vacinação será 18 de agosto. Nesta campanha, será usada a vacina oral (gotinha) contra a poliomelite e a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

O Pará terá 2.548 postos de vacinação e atuação de 15 mil profissionais de saúde.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias