plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pará é o segundo da Região Norte maior número de indenizações pagas a motociclistas

Amanhã, 27 de julho, é comemorado o Dia Internacional do Motociclista. No entanto, a categoria parece não ter muitos motivos para comemorar. Dados da Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT, mostram que a categoria foi responsável por aproximada

Amanhã, 27 de julho, é comemorado o Dia Internacional do Motociclista. No entanto, a categoria parece não ter muitos motivos para comemorar.

Dados da Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT, mostram que a categoria foi responsável por aproximadamente 54%, um total de 231.294 mil, das indenizações pagas por acidente de trânsito na Região Norte na última década.

Para se ter ideia, o total de sinistros pagos para condutores de automóveis, nesse mesmo intervalo, foi de 11.639 indenizações. Ao todo, foram 334.469 indenizações para acidentes envolvendo motocicletas entre os três tipos de vítimas: motoristas, passageiros e pedestres.

Segundo o levantamento, Rondônia é o estado com o maior número de indenizações pagas a motociclistas na Região Norte, seguido do Pará, com 75 mil indenizações.

Posteriormente, aparecem no levantamento Roraima, Amazonas, Tocantins, Acre e Amapá.

Em toda a Região Norte, de 2008 a 2017, mais de 421 mil pessoas foram indenizadas pelo Seguro DPVAT nos três tipos de cobertura: morte, invalidez permanente e despesas médicas e hospitalares.

Somente de janeiro a junho deste ano, 17.695 pessoas foram indenizadas por acidente de trânsito na Região Norte. As motocicletas continuam sendo as responsáveis pela maior incidência de indenizações. Já são 15.109 indenizações pagas em toda a Região, 85% do total. Os condutores do veículo representam mais de 10 mil dos sinistros pagos (72%).

Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostram que, dos 3,5 milhões de motoristas na Região Norte, mais de 2,4 milhões estão habilitados para guiar motocicletas. Ainda de acordo com o Denatran, o número total de motos é de aproximadamente 2 milhões.

Perfil dos acidentados: Homens de 18 a 34 anos

Em relação ao perfil dos indenizados, segundo os números da Seguradora Líder, a maior incidência de indenizações pagas para condutores de motocicletas pelo Seguro DPVAT foi para vítimas do sexo masculino, na faixa etária considerada economicamente ativa, de 18 a 34 anos.

Muitos fatores contribuem para o grande número de acidentes com motocicletas no trânsito brasileiro. Entre os principais estão o comportamento de risco e o desrespeito às normas de segurança.

Os motociclistas também devem estar atentos ao uso de equipamentos de proteção, como capacete, viseiras ou óculos e calçados que ofereçam conforto e segurança na direção.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, 41% dos usuários de moto afirmam não usar o capacete na garupa.

Também é preciso atenção redobrada às revisões e manutenção do veículo, já que os motociclistas estão mais suscetíveis ao risco, devido a maior exposição e da alta velocidade do veículo.

(DOL)

Dois morrem em acidente de moto no Tapanã

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias