plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pará ganha a primeira fábrica de sucos da Região Norte

O Pará terá a primeira fábrica de suco de laranja concentrado da Região Norte. Previsto para inaugurar no dia 20 de agosto, o empreendimento Zampa Agroindustrial, do Grupo Citropar, está instalado em Capitão Poço, região nordeste do Estado. O muni

O Pará terá a primeira fábrica de suco de laranja concentrado da Região Norte. Previsto para inaugurar no dia 20 de agosto, o empreendimento Zampa Agroindustrial, do Grupo Citropar, está instalado em Capitão Poço, região nordeste do Estado. O município foi escolhido por já ser um polo de citricultura e também por ser considerada, pelo Ministério da Agricultura, uma área livre de pragas. A fábrica terá capacidade para produzir 80 mil toneladas durante a safra e 60 toneladas de suco concentrado ao dia.

Segundo Júnior Zamperlini, proprietário da Citropar, o empreendimento representa um sonho antigo da região, já que terá como principal resultado 100% de aproveitamento da laranja, evitando o desperdício. “Antes, ficávamos restritos a produzir laranja de mesa. Quando o fruto não tinha qualidade, cor e tamanho ideais para o comércio, muitas vezes jogávamos fora. Agora será a mesma qualidade para o suco com total aproveitamento”, explica.

EXPORTAÇÃO

A produção terá como destino final o mercado europeu. A laranja de mesa vem aumentando sua participação nas exportações, ano a ano, tendo a União Europeia como principal mercado internacional. Além de aproveitar toda a cadeia produtiva, a Zampa Agroindustrial vai gerar cerca de 100 novos empregos, representando um anseio antigo dos citricultores da região en processar o produto até a etapa final.

“É um sonho não só meu, mas de toda a região, que vai regular o mercado e não terá mais produção excedente”, considera Zamperlini. A abertura da fábrica também contou com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), no valor de 16 milhões .

(Leidemar Oliveira)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias